segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Cometa McNaught brilhou em Timor-Leste


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Cometa McNaught foi a maior surpresa nos últimos 40 anos na astronomia. Descoberto em 7 de Agosto de 2006, se transformou no mais brilhante cometa das última décadas. Até mesmo superando o brilho da última aparição do Cometa Halley. O cometa nos dias 13 e 14 de Janeiro de 2007 atingiu a magnitude aparente de -6.0 sendo vísivel na luz do dia.
O cometa pôde ser visto no céu em Janeiro de 2007 primeiramente no Hemisfério Norte e depois no Hemisfério Sul. Sobre sua rota e informações sobre a decadencia de seu brilho, ainda não existe informações exatas.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Zacarias da Costa ganha liderança do PSD


2008-12-08 06:51:40
Díli, 08 Dez (Lusa) - Zacarias Albano da Costa é o novo líder do Partido Social Democrata (PSD) timorense, após vencer a votação dos delegados ao congresso, domingo à noite, em Díli.
O actual titular da pasta dos Negócios Estrangeiros timorense recolheu o voto de 692 delegados ao congresso do PSD, contra 643 do outro candidato à liderança, Fernando Gusmão, líder da bancada parlamentar do partido.


Zacarias Albano da Costa sucede na presidência ao fundador do partido, Mário Viegas Carrascalão, ex-governador do território sob ocupação indonésia.
O novo presidente do PSD pretende, "em primeiro lugar, continuar a herança de Mário Viegas Carrascalão", conforme declarou à Agência Lusa quando anunciou a sua candidatura à liderança do partido.
Zacarias Albano da Costa quer também que o PSD "seja um partido com apoio das bases e não apenas constituído por um grupo que está na direcção nacional".
O PSD, que elegeu seis deputados ao Parlamento Nacional nas legislativas de 2007, integra a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), que reúne o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), a Associação Social-democrata Timorense (ASDT) e o Partido Democrático (PD).
Zacarias Albano da Costa, após a vitória no congresso do PSD, deverá também ocupar a próxima presidência da AMP, que é rotativa.
Além de Zacarias Albano da Costa, o PSD tutela mais duas pastas no IV Governo Constitucional, a da Justiça, com Lúcia Lobato, e a da Economia e Desenvolvimento, com João Gonçalves.
PRM
Lusa/fim

Zacarias da Costa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Zacarias da Costa, ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste

Zacarias Albano da Costa (Remexio, Aileu, 16 de Janeiro de 1964 ) é um diplomata e dirigente político leste-timorense. Após as eleições legislativas de 2007, foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros[2] em 8 de Agosto de 2007[3].
Zacarias da Costa começou os seus estudos no Seminário de Dare. Em 1975, com a invasão indonésia, abandonou o país e refugiou-se em Portugal, completando os estudos secundários nos Açores. Licenciou-se em Humanísticas pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Aqui foi presidente da Associação Académica entre 1988 e 1991.
Iniciou a sua actividade política como presidente do Comité Regional, em Lisboa, em 1992. Participou na reestruturação da União Democrática Timorense no exterior que culminou com o Congresso Extraordinário de Lisboa, em Dezembro de 1993, no qual foi um dos vice-presidentes eleitos. Participou activamente na chamada "Frente Diplomática", tendo servido durante vários anos como representante da Resistência Timorense na União Europeia, com base em Bruxelas (Bélgica). Após o referendo de 1999, no qual a população leste-timorense escolheu por esmagadora maioria a independência, veio a ser um dos fundadores do novo Partido Social Democrata.
Como vice-presidente da UDT, responsável pelas Relações Internacionais do partido, deu um novo impulso e uma nova dinâmica a este partido histórico timorense. Como elemento activo e preponderante na Comissão Coordenadora da Frente Diplomática (CCFD) foi mesmo, depois de José Ramos-Horta, um dos mais viajados representantes da Resistência Timorense no exterior. Representou Timor-Leste em vários fóruns internacionais, destacando-se as Assembleias-Gerais das Nações Unidas em Nova Iorque, Comités de Descolonização e Comissões e Sub-Comissões dos Direitos Humanos, em Genebra. Foi um grande defensor da causa timorense nos seminários regionais das Caraíbas sobre a descolonização, onde participou activamente em Trinidad e Tobago, Santa Lucia e Antígua e Barbuda e foi o primeiro timorense com um estatuto quasi-diplomático a representar Timor-Leste no Fórum dos ACP-União Europeia.
Como representante da Resistência em Bruxelas, dinamizou a causa timorense no coração da Europa através do trabalho directo com as instituições europeias, nomeadamente a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, instituição que aprovou várias resoluções condenando sempre a Indonésia. No Parlamento Europeu foi uma voz incansável dos direitos do povo timorense, e secretariou o Inter-Grupo do Parlamento Europeu por Timor-Leste. Ainda em Bruxelas, conseguiu que a Câmara dos Deputados da Bélgica aprovasse a mais completa resolução sobre Timor-Leste passada por um parlamento nacional antes da Independência.
Participou, a convite do secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan em todos os três encontros intra-timorenses realizados na Áustria e destacou-se como um dos elementos da Comissão Política do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), particularmente como o braço direito de Xanana Gusmão na realização do Congresso do CNRT, realizado em Agosto de 2000, em Díli, bem como um dos elementos preponderantes na definição da estratégia para a campanha presidencial de Xanana Gusmão, em 2001, na qual foi seu mandatário e na qual também sua esposa, Milena Pires, exerceu o cargo de directora de campanha de Xanana Gusmão.
Fundou em 20 de Maio de 2000 o Partido Social Democrata (PSD) timorense juntamente com o Eng. Mário Viegas Carrascalão e Leandro Isaac, tendo sido o primeiro secretário-geral deste partido até Junho de 2001. Foi igualmente o primeiro presidente do Congresso Nacional do PSD e actualmente exerce ainda o cargo de Presidente do Conselho Nacional deste mesmo partido.
É membro fundador de várias associações e ONGs em Timor-Leste, destacando-se vice-presidente da Cruz Vermelha de Timor-Leste, presidente da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Timor-Leste, director da ONG Fini Foun, fundador e conselheiro técnico da Federação de Aikido, secretário do Lions Clube de Timor-Leste e membro do Conselho de Curadores da Fundação Lifau.
Profissionalmente, foi consultor durante quatro anos no Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD ou ADB) e desempenhou, até Dezembro de 2006, o cargo de conselheiro da Agência Americana de Desenvolvimento (USAID) para o Sector Privado. Em 30 Junho de 2007 foi eleito deputado para o Parlamento Nacional de Timor-Leste, onde era presidente do Grupo Parlamentar do partido que o elegeu, o Partido Social Democrata (PSD). Logo depois, em Agosto do mesmo ano, foi empossado como ministro dos Negocios Estrangeiros do IV Governo Constitucional, cargo que ainda exerce.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Timor Air set to take to the skies


Lindsay Murdoch
November 27, 2008

EAST Timor today launches its first national airline, Timor Air, which plans initially to fly to Australia and Indonesia.
The airline's founder and major shareholder, Jeremias (Jerry) Desousa, a Timorese-born Australian businessman, said he planned to build the airline from one leased 94-seat Ambraer to owning four or five planes in five years.
"I intend to grow the airline cautiously," Mr Desousa said yesterday from Dili, where East Timor's president Jose Ramos Horta will launch the airline at a ceremony this afternoon.
Mr Desousa told The Age he had not established Timor Air to under-cut competitors' fares.
"We will be providing a fair and reasonable fare structure," he said.
The plane has 10 business class seats and 84 economy.
The Dili Government had accepted a free 10 per cent stake in the airline and was supporting its launch, Mr Desousa said.
Timor Air plans from February 2 to operate daily flights from Darwin to Dili to Denpasar, then back to Dili and Darwin in competition to Air North and Indonesia's Merpati. Air North will lose its monopoly on the Darwin-Dili route.
For years, passengers travelling the route have complained about Air North's high fares, no-frills service and frequent off-loading of luggage.
Several East Timor Government tourism officials have told The Age that the way Air North operated the route had hindered tourism.
Brisbane company SkyAirWorld will operate Timor Air's leased plane for the first 12 months, providing the pilots and crews.
Mr Desousa said that Timor Air would then purchase its own Ambraer, which SkyAirWorld would also operate.
He said that as the leased plane was registered in Australia to an Australian company, he did not expect regulatory difficulties flying to Australia. He was confident Indonesian approval to fly to Bali would be gained by February.
Timor Air will employ about 40 Timorese, including cabin crews trained in Brisbane.
The company wants code-share arrangements with airlines, including Qantas and Merpati.
Sydney-based Mr Desousa, who has a corporate facilities business, migrated to Australia in 1975, the year East Timor was invaded by Indonesia.
"This airline has been nine years in the making," he said. "I am proud to be going back to East Timor with the experience I gained in Australia to establish my country's first national airline."