segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Conab assessora Timor Leste em projetos

SÃO PAULO, 28 de agosto de 2008 - Uma ação entre os governos do Brasil e do Timor Leste vai possibilitar a implantação de projetos para o desenvolvimento daquele país.

Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um dos órgãos que integram missão do Itamaraty, chegaram nesta semana de um encontro com ministros timorenses das áreas econômica e social, onde foi apresentada a experiência brasileira em diversos setores. ´O trabalho da Conab, voltado ao abastecimento alimentar e à agricultura familiar, foi um dos temas que atraíram a atenção dos governantes´, diz o técnico Nilton Lélio.
Os estrangeiros foram informados sobre dois modelos de abastecimento. O primeiro em que o governo federal compra, armazena e doa alimentos a populações pobres. E o outro que prevê a entrega do produto, a título de venda, a unidades de varejo que o comercializa com preço tabelado. Em alguns casos, os varejistas também recebem ajuda do governo para vender o produto mais barato em pequenas comunidades.
A idéia é que a agricultura familiar timorense, a exemplo do Brasil, seja um dos fornecedores dos alimentos que serão comercializados nesses modelos.
Na reunião, também foram apresentados o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os mecanismos de apoio à comercialização. ´Informamos sobre o papel e a importância deste programa na produção agrícola e nas políticas de segurança alimentar´, explica o superintendente da Conab, Marco Antônio Pinto. Segundo ele, o governo timorense vai agora decidir sobre o tipo de ação que será implantada.
O papel da Conab nesta cooperação é de prestação de assistência técnica. A estatal deve enviar àquele país especialistas para fazer a capacitação dos técnicos timorenses, em parceria com o Sebrae.
(Redação - InvestNews)

Sem comentários: