quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Conselho Segurança ONU louva forma como Governo respondeu aos incidentes em Fevereiro

20 de Agosto de 2008, 00:29
Lisboa, 20 Ago (Lusa) - O Conselho de Segurança da ONU louvou hoje o Governo de Timor-Leste e as instituições públicas do país pela rápida e eficaz resposta aos incidentes ocorridos em Fevereiro, que provocaram ferimentos graves no Presidente José Ramos-Horta.
Numa declaração lida pelo embaixador belga Jan Grauls, que detém este mês a presidência rotativa do Conselho, os quinze Estados-membros louvam Timor-Leste pela forma "rápida, firme e responsável" como reagiu à tentativa de assassínio do Presidente José Ramos-Horta.
A 11 de Fevereiro, em dois ataques separados, o Presidente de Timor-Leste foi ferido com gravidade, enquanto o primeiro-ministro Xanana Gusmão conseguiu espaçar ileso.
O Conselho de Segurança advertiu, contudo, que apesar dos progressos no reforço de segurança desde os violentos confrontos de 2006, "a situação política, social e humanitária do país continua frágil".
Na declaração é igualmente salientada a necessidade de pôr em prática as recomendações feitas pelo grupo das Nações Unidas criado para analisar os confrontos de 2006.
O Conselho congratulou-se também pela determinação dos líderes de Timor-Leste "em agir contra a impunidade" e sublinhou a importância da promoção e protecção dos direitos humanos.
Na reunião do Conselho de Segurança o representante do secretário-geral, Atul Khare, fez ainda referência a eventuais abusos cometidos pelas forças armadas nos ataques de Fevereiro.
"O Governo reagiu quando essas preocupações foram levantadas", disse, admitindo, contudo, que não é clara a forma como o executivo lidou com a situação.
Atul Khare salientou ainda que um sistema judicial eficaz é essencial para que a cultura de impunidade não se enraíze.
VAM.
Lusa/fim

Sem comentários: