quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Medicina - formação será nos PALOP, Brasil e Timor-Leste

05 Agosto 2008 - 00h30
Algarve ensina mais baratoOs médicos formados na Universidade do Algarve vão custar menos aos cofres do Estado do que os formados nas restantes faculdades de medicina, divulgou ontem o reitor da UAlg, João Guerreiro.
O custo por aluno numa faculdade de medicina ronda os 12 mil euros anuais, mas no Algarve andará à volta dos "oito mil euros", disse o reitor. Com a formação de médicos, o responsável espera receber uma verba extra para 2009, face aos 32 milhões de euros estimados para 2008.
José da Ponte, responsável pelo curso de medicina e professor catedrático do King College de Londres (Inglaterra), sublinhou que "este é um curso muito intenso", para concluir em quatro anos, o que outros estudantes de outros cursos de medicina fazem em sete anos.
O curso vai abrir com 32 vagas em Setembro de 2009. Será "o primeiro curso de medicina em Portugal e o segundo na Europa em que os alunos têm uma licenciatura como exigência mínima", acrescentou José da Ponte. Medicina Dentária, Veterinária, Farmácia, Fisioterapia, Ciências Biomédicas ou Enfermagem são algumas das licenciaturas aceites.
Os finalistas vão fazer formação em centros de saúde e hospitais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Brasil, Timor-Leste e Inglaterra. João Guerreiro sublinhou que é necessária dedicação total, não havendo espaço para "trabalhadores-estudantes".O reitor acrescentou que, para entrar no curso, não basta boas notas: os candidatos serão também seleccionados pela "atitude humana de respeito pelas pessoas".
João Saramago com Lusa

3 comentários:

Anónimo disse...

Os irmaos Cubanos ensinam tudo degraca. Com amor tambem a Timor.

Anónimo disse...

Nao sejamos tao ingenuos.

A accao cubana de exportar quadros para o exterior serve varios interesses proprios.
Um e' o de aliviar a pressao nas taxas de desemprego nacional, um outro esta relacionado a politica cubana de atrair maior simpatia de outros paises.

Claro que os beneficios para os paises que acolhem esse gesto 'humanitario' cubano sao inegaveis.
No entanto nao podemos ser tao ingenuos em pensar que e' tudo motivado por um sentimento de puro altruismo.

Anónimo disse...

o primeiro grande erro começa em pensar que os "outros" tem os mesmo defeitos que nos.