terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Atul Khare : “Autoridades de Timor-Leste devem encorajar a justiça no país”

O representante das Nações Unidas em Timor-Leste, Dr. Atul Khare, representante das Nações Unidas em Timor-Leste, afirma que com a 60ª comemoração do Dia Internacional de Direitos Humanos em Timor-Leste, as autoridades do país devem dar importância à promoção da dignidade da justiça em Timor-Leste com coragem, sem discriminação, igualdade e universalidade para toda a gente.

O representante das Nações Unidas em Timor-Leste, Dr. Atul Khare, referiu-se a este assunto no seu discurso a todos os participantes, incluindo o Presidente da República, membros do Governo, Corpo Diplomático e outras entidades no Campo da Democracia, na 60ª comemoração do Dia Internacional de Direitos Humanos.

Segundo Atul Khare, a declaração universal e o seu valor principal é a dignidade humana. Assim como falar sobre a justiça e outros assuntos que afectam a toda a gente e em qualquer lado.

«Especialmente neste ano, quando nos preparamos para o aniversário do Dia Internacional de Direitos Humanos, todos nós temos de reafirmar a relevância e a universalidade de direitos e princípios consagrados na declaração universal de direitos humanos», afirma Atul Khare, acrescentando que os que questionam a universalidade dos direitos humanos por vezes fazem-no para justificar o não cumprir e violar a universalidade dos direitos humanos. Como o Alto Comissário tinha dito na declaração do dia de hoje, reafirmando a universalidade de direitos humanos como uma das questões mais importantes nas divisões que surgem hoje em dia entre ricos e pobres, entre fortes e vulneráveis, entre as pessoas avançadas tecnologicamente e os analfabetos, entre os assessores e as vítimas.

«Os intelectuais devem mostrar o melhor caminho e com a comemoração do dia Internacional de Direitos Humanos em Timor-Leste tem de se exterminar a violência, promovendo a igualdade, a justiça para toda a gente. É pertinente a não violência, a dignidade, incluindo um senso mais alargado para a justiça social e habilitação. Com certeza que é um valor principal que toda a gente neste lindo País deve seguir porque esses valores incluem-se na declaração universal de direitos humanos, que se reflectem claramente na Constituição da RDTL», afirmou Khare.

Na reflexão deste ano, Timor-Leste é uma Nação que tem feito grandes esforços para desenvolver a vida do povo, organizações de sociedade civil, o Governo canalizou os recursos para garantir uma protecção contínua para o direito do povo de Timor-Leste.

Isso está demonstrado claramente na expansão de actividades do Gabinete de Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça, com uma direcção livre e justa, que implementou o sistema judiciário para resolver grandes crimes cometidos no passado, particularmente na crise de 2006.

Atul Khare elogiou e congratulou as autoridades competentes em Timor-Leste que se organizaram para se envolver nos progressos importantes e outros que foram analisados no relatório de direitos humanos da UNMIT, recentemente sobre Timor-Leste.

«Espero que, no próximo ano, as autoridades de Timor-Leste possam solucionar a crise que continua a afectar pessoas até à data e, para os deslocados, responsabilidade e acesso aumentado para a justiça, e além disso estou também encorajado com o compromisso (cometimento) da liderança de Timor-Leste em proteger os direitos humanos e desenvolver a potência do País no futuro», concluiu Atul Khare. JNSemanário

Sem comentários: