terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Manuel Tilman reconhece a capacidade do Governo AMP

O Presidente da Comissão C do Parlamento Nacional para Assuntos de Economia, Finanças e Anti-Corrupção, Manuel Tilman, considera a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) do Governo Aliança Maioria Parlamentar (AMP) bastante positivo porque, segundo ele, o Governo AMP começa a estudar como executar o orçamento com capacidade.

«Penso que o Primeiro-Ministro Xanana começa a saber como gerir e executar o orçamento do povo segundo a capacidade dos ministros», afirmou Manuel Tilman aos jornalistas, após o encontro com o Director do Banco ABP, terça-feira (11/12), ontem.

O Presidente do partido KOTA, que se juntou com a oposição FRETILIN, afirmou que o Governo não consegue elaborar um orçamento utilizando a sua capacidade com o orçamento disponível.

Explicou que o Primeiro-Ministro, quando fazia campanha, prometeu que iria gastar orçamento à toa, mas, após assegurar o Governo, teve conhecimento de que o orçamento do Estado deve ser gasto com cuidado.

Portanto, segundo Manuel Tilman, o Governo AMP começa a controlar o seu ímpeto de gastos e já tem experiência. Tilman não sabe como serão os gastos de orçamento.

Tilman informou que a Nação atribuiu ao orçamento do Governo AMP uma grande montante proveniente do petróleo (mais de 300 milhões de dólares) mas este Governo deseja utilizar apenas 268 milhões de dólares.

Manuel Tilman afirmou que, devido a por vezes o Primeiro-Ministro Xanana ver a falta de capacidade dos seus ministros na execução, tirou o orçamento sem atingir trajecto e isto significa que o Primeiro-Ministro sabe que o orçamento do povo deve ser gasto com cuidado.

Na ocasião, o Presidente do partido KOTA deu parabéns ao Governo AMP liderado pelo Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão.

Por outro lado, pensa que o Governo AMP deve utilizar o orçamento com cuidado, com um montante mínimo que possa responder os compromissos durante a campanha eleitoral.

«O investimento do orçamento não é para dar subsídios, para passear no estrangeiro, mas para criar emprego para os pequenos povos», concluiu o ex-candidato a Presidente da República. JNSemanário.

Sem comentários: