terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Nações Unidas preocupam-se com situação de segurança em Timor-Leste

A Organização das Nações Unidas (ONU) preocupa-se com a situação de segurança em Timor-Leste e pede a todos os componentes para resolverem de imediato os problemas no país, para que o povo possa viver livre.

Estas foram as declarações do Secretário de Estado para Assuntos de Defesa, Júlio Tomás Pinto, ao Jornal Nacional Semanário, no Palácio do Governo, após o encontro com o Vice-Secretário-Geral das Nações Unidas para o Departamento de Manutenção de Paz, Jean Marie Goehenno, e sua delegação.

Salientou que o encontro com o Primeiro-Ministro serviu para confirmar a situação, porque o Secretário-Geral das Nações Unidas realizará uma visita a Timor-Leste, por isso o seu Vice efectuou a visita de preparação para observar a situação de Timor-Leste, particularmente os problemas enfrentados por Timor-Leste como deslocados (IDPs) , boa governação, caso dos peticionários e do Alfredo.

«O Primeiro-Ministro explicou que estas questões estão incluídas no programa do Governo para serem resolvidas num curto prazo, e explicámos que estes problemas são um enorme desafio para o Governo actual, portanto o Primeiro-Ministro dará prioridade a esses problemas», explicou.

Em relação à segurança deste encontro, ela foi discutida também, para que a ONU possa criar condições que permitam à PNTL e às F-FDTL participar no desenvolvimento da paz em outros países. O Primeiro-Ministro falou ainda detalhadamente sobre o processo dos deslocados (IDPs) , a equipa Task Force para resolver o caso do Alfredo, bem como a reforma do sector da Segurança, que neste momento está a ser preparada e elaborada. A reforma do sector de segurança foi preparada pela UNMIT para criar uma proposta mais adequada para ser apresentada ao Parlamento Nacional.

O Primeiro-Ministro referiu-se ainda à colaboração entre a PNTL e UNPOL durante este período, porque o Secretário de Estado para os Assuntos de Segurança marcou também presença, tendo explicado bem pormenorizadamente.

Explicou ainda que a ONU continua disponível para apoiar e cooperar com Timor-Leste.

Os jornalistas desejavam entrevistar o Vice-Secretário-Geral das Nações Unidas para o Departamento de Manutenção de Paz, porém, ele não quis dar o seu comentário porque o tempo era limitado. JNSemanário.

Sem comentários: