terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Local de acantonamento, Task Force , peticionários e Alfredo ainda não chegaram a acordo

A equipa Task Force liderada pelo Primeiro-Ministro, José Alexandre Kay Rala Xanana Gusmão, ainda não chegou a um acordo com o grupo dos peticionários e o grupo do Alfredo Reinado para determinar o local de acantonamento.

Esta questão foi referida pelo porta-voz da equipa, Francisco Guterres, aos jornalistas no “Uma Fukun” Parlamento Nacional, após ter participado na reunião com a Comissão A do Parlamento Nacional.

Segundo Francisco, até à data o grupo dos peticionários e o do Alfredo ainda não acertaram um local de acantonamento com a equipa Task Force , por ainda não terem chegado a um acordo.

Em resposta aos jornalistas sobre a decisão do Governo de capturar as pessoas que apoiam com equipamentos e uniformes americanos o grupo do Alfredo, Francisco Guterres respondeu que essa questão não causará impacto no processo de diálogo determinado, porque o Alfredo compreende esta questão e não acontecerá nada no processo de diálogo.

Mas, segundo ele, esses apoios são um grande falhanço que o país está a enfrentar, porque o Estado de Timor-Leste apenas reconhece a Instituição F-FDTL, com os seus equipamentos e uniformes.

Apesar disso, Francisco garante que o processo de diálogo avançará e não resultará nenhum acontecimento grave em Timor-Leste, porque acredita que para resolver um grande problema temos de enfrentar os pequenos que desejam eliminar o processo do diálogo.

O local de acantonamento não será determinado apenas pela equipa Task Force , mas resultará de uma decisão conjunta com o grupo de peticionários e o grupo do Alfredo, ou seja tem de haver a concordância de um local de acantonamento que possa garantir segurança para ambas as partes (i.e., a equipa e os peticionários-Alfredo). Vão decidir um mecanismo e o processo deve decorrer bem.

Francisco Guterres explicou que o problema poderá ser resolvido para garantir a estabilidade da Nação.

Na oportunidade, o Secretário de Estado da Segurança informou que a proposta de orçamento que a sua Secretaria de Estado recebeu no Parlamento Nacional é de um montante no valor de 17.345 dólares.

Segundo ele, com esse orçamento, implementará os programas principais como o desenvolvimento das condições da mentalidade da Polícia, o desenvolvimento da capacidade e da correcção das atitudes da Polícia, instituição que, assim, poderá ganhar a confiança do povo. JNSemanário .

Sem comentários: