quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Duvida-se de que tenha sido o grupo de Reinado a ferir Ramos-Horta

20-08-08
Surgiram provas que contrariam a convicção geral de que o Presidente José Ramos-Horta foi alvejado a tiro, no dia 11 de Fevereiro deste ano, por um elemento do grupo do major desertor Alfredo Reinado, pouco depois de este último ter sido morto na residência presidencial, escreveu ontem no jornal australiano The Age um dos profissionais mais conhecedores do que se passa em Timor-Leste, Lindsay Murdoch.
Os investigadores acreditam agora que o homem que disparou contra o Chefe do Estado, que regressava de um joging matinal, vestia um uniforme diferente dos do grupo de Reinado; e isto irá alimentar a especulação de que o chefe dos rebeldes foi atraído à residência de Ramos-Horta, "onde homens armados o esperavam", escreveu Murdoch, a quem o presidente do Partido Social Democrata (PSD), Mário Viegas Carrascalão, afirmou que "ainda não se sabe o que é que na verdade aconteceu".
Carrascalão, antigo governador do território, designado pela Indonésia, pediu a divulgação imediata de um relatório do Procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro, aos ataques de 11 de Fevereiro a Ramos-Horta e ao primeiro-ministro Xanana Gusmão: "Não podemos colocar de lado a possibilidade de Alfredo Reinado ter sido atraído para uma armadilha".
Por seu turno, o ex-primeiro-ministro Estanislau Maria da Silva, dirigente da Fretilin que o PÚBLICO ontem à noite contactou por telefone, afirmou estar-se à espera da "investigação internacional independente" que foi solicitada pela sua bancada e que o Parlamento aprovou. Mas não acredita "que um dia se venha a saber tudo" o que realmente aconteceu há seis meses: "Estamos bastante preocupados, pois não se sabe quando é que ao menos se saberá alguma coisa. Não entendemos esta demora".
Durante os primeiros tempos a seguir aos incidentes de Fevereiro, fez-se constar em Díli que Ramos-Horta fora alvejado por um colaborador de Reinado chamado Marcelo Caetano, entretanto o Presidente já o viu e não reconheceu nele o seu atacante; além de que o próprio, que está detido na cadeia de Becora, juntamente com 21 comparsas, nega terminantemente ter aberto fogo contra o Chefe do Estado.
Mário Carrascalão, que é uma das figuras mais destacadas da política timorense, ao longo de várias épocas, coincidiu com a Fretilin em que deveria haver um inquérito independente aos acontecimentos em que morreu Reinado e Ramos-Horta ficou gravemente ferido; mas a verdade é que o primeiro-ministro Xanana Gusmão resiste a esse inquérito, segundo notava ontem o jornalista do The Age.
JH

4 comentários:

Anónimo disse...

Foi a seguranca do Presidente que estava a guardar a casa que alvejou o Presidente. Os Homens do Alfredo ja tinha retirado para as montanhas com medo do Helicoptero Australiano e nao ficou nenhum atraz. Os guardas do Presidente que tinham sido desarmados pelo Alfredo retomaram as suas armas depois dos homens do Alfredo terem retirado e quando o Presidente regressou do passeio pensaram ser mais homens do Alfredo e atiraram ferindo o Presidente. Nao acham?

Anónimo disse...

NAO ADMIRA NAO QUISERAM ENTREGAR AS ARMAS PARA INVESTIGACAO.

aI OS MAKAKUS.

oS MESMOS HOMENS QUE MATARAM ALFREDO FORAM OS MESMOS QUE ACERTARAM NO PRESIDENTE.

Anónimo disse...

Por alguma razao o PR passou a ser guardado pelos GOEs e GNR Portuguesa.

Anónimo disse...

GNR sao os unicos que podem oferecer verdadeira protecao ao Presidente. Sao professionais da primeira.

Forca GNR, Timor precisa de Voces.