** Pedro Rosa Mendes, da Agência Lusa **
Díli, 14 Out (Lusa) - O bispo de Baucau, Basílio do Nascimento, costuma dizer aos colegas europeus em Timor-Leste que "os princípios de Descartes não se aplicam aqui".
"Os pensamentos lógicos cartesianos não são inteiramente aplicados", explicou o bispo de Baucau à Agência Lusa este fim-de-semana, em Soibada, distrito de Manatuto (centro).
Abordar a concordata entre Timor-Leste e o Vaticano, que está a ser finalizada em Díli, implica falar da influência da Igreja no Estado e também questionar a experiência religiosa de José Ramos-Horta no seu desempenho como chefe de Estado.
"A afirmação da fé do líder aproxima o povo da liderança", responde Basílio do Nascimento.
Basílio do Nascimento ressalva que não pretende arriscar um "processo de intenção" e que "a caminhada espiritual de Ramos-Horta é uma coisa pessoal".
"No entanto, como todos os fenómenos, é observável do exterior" e, portanto, passível de análise, que o bispo de Baucau admitiu fazer para a Lusa.
"Se ler a constituição de países europeus, como Portugal ou França, é claro que os políticos não têm o direito de afirmar a sua religião. Mas aqui na Ásia é diferente", nota Basílio do Nascimento.
"Na Ásia, a dimensão religiosa do líder é muito apreciada e é muito importante para o seu currículo", diz.
O Presidente da República, que foi aluno no Colégio de Soibada, foi este ano o peregrino "de honra" na peregrinação anual de Nossa Senhora de Aitara, um santuário sobranceiro à aldeia.
"Não sei qual é a influência da fé no trabalho de Ramos-Horta como Presidente. Mas como homem, sim, tem uma influência nele e, indirectamente, pode actuar no seu trabalho", admite.
"É muito possível que Ramos-Horta não tenha recebido uma formação muito estruturada sobre o conhecimento de Jesus Cristo mas penso que é alguém que, ao longo da sua vida, fez perguntas sobre isso mesmo", acrescenta.
"Há uma busca muito profunda do lado religioso e de Cristo na vida de Ramos-Horta. Penso que passa a dimensão cultural apenas para entrar na dimensão do sentido da vida", afirmou ainda Basílio do Nascimento.
"O que o levou a isso? Tenho a certeza que a experiência do 11 de fevereiro ajudou Ramos-Horta a aprofundar um bocado mais ou a sentir-se correspondido na sua busca", responde o bispo.
"Ele próprio usa as imagens e sensações que ele teve como sendo intervenção divina na sua vida. São muito pessoais", conclui Basílio do Nascimento.
José Ramos-Horta, na sequência de um ataque pelo grupo do major Alfredo Reinado à sua residência em Díli, foi atingido a tiro e transferido para Darwin, Austrália, em coma profundo.
O próprio chefe de Estado afirmou que a sua sobrevivência é algo que "só os bispos ou o Vaticano podem explicar".
"A vida é curta e a vida é bela", disse José Ramos-Horta à Lusa em Soibada sobre o que mudou nele depois de Fevereiro.
"Deus deu-me uma segunda oportunidade para nenhum outro objectivo que ajudar o meu povo e o meu país", explicou.
José Ramos-Horta manifestou o seu total apoio à concordata com a Santa Sé e adiantou que "os valores do Vaticano são os valores de Timor-Leste".
"Não há timorenses que não sejam religiosos", frisou também o chefe de Estado sobre reacções adversas à assinatura da concordata.
"A sociedade timorense reage (à experiência de fé do Presidente) partilhando e admirando", resumiu o bispo Basílio do Nascimento antes da missa vespertina, sábado passado, em Soibada - a que o Presidente decidiu não ir porque, "com a missa de domingo, seriam missas a mais".
PRM.
Lusa/fim
terça-feira, 14 de outubro de 2008
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4 comentários:
Tem toda a razao o bispo Basilio.
Decartes Method
Descartes’ Method of Doubt Biography Rene Descartes (1596-1650) Born in La Haye, a small town in Touraine, France. Educated at the Jesuit college Wrote Meditations Descartes is extremely important to Western intellectual history Contributions in physiology, psychology, optics, and especially mathematics Introduced analytic geometry Influential in modern scientific approach (can’t just say it’s true, show it’s true) The Cartesian Method Descartes is very concerned with skeptical questions Though he was not actually a skeptic, he used skepticism as a method of achieving certainty. “I will doubt everything that can possibly be doubted, and if anything is left, then it will be absolutely certain. Then I will consider what it is about this certainty (if there is one) that places it beyond doubt, and that will provide me with a criterion of truth and knowledge, a yardstick against which I can measure all other purported truths to see if they, too, are beyond doubt.” Doubt In order to doubt everything he could, Descartes used two conjectures Dream conjecture Evil demon conjecture Descartes was just as aware of how bizarre these ideas are as we are….that was his point, to doubt anything that had even the tiniest possibility to be false Cogito Ergo Sum Descartes realized that he could, in fact, doubt “absolutely everything, save one indubitable truth: I think, therefore I am” The self that doubts it’s own existence must exist to be able to doubt Moreover, a self that doubts must not only exist, but must exist rationally (being a thing that thinks) The “Absolute” Once Descartes established that he doubted everything except that which cannot be doubted (his doubting)---he wanted a yardstick that he could measure all other things by to see if they are true beyond all doubt. This yardstick is clarity and distinctness Those things that are clear and distinct are true. What is clear and distinct? Mathematical concepts There is no perfect circle in nature, but we know what a perfect circle is God Descartes, armed with his clear and distinct test discovers that he has certain knowledge that God exists 3 Proofs 1) The idea of God must come from a reality that is at least as perfect as the idea 2) -I exist as a thing that has an idea of God -Everything that exists has a cause that brought it into existence and that sustains it in existence -The only thing adequate to cause and sustain me, a thing that has an idea of God, is God -Therefore God exists A thing needs a cause to be sustained God is invoked by Descartes as the cause of him 3)-My conception of God is the conception of a being that posses all perfections -Existence is perfection -Therefore I cannon conceive of God as not existing -Therefore God exists Ontological Everything Else Once Descartes was able to prove God exists he felt he could believe what he first doubted If God is supreme good, he/she is incapable of deceit If God is incapable of deceit, the reality of the world can be accepted because God would not have us perceive a world that did not, in fact, exist.
René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França — 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia), também conhecido como Renatus Cartesius (forma latinizada), foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna - enquanto que décadas mais tarde se assentaria nas Ilhas Britânicas, através de John Locke e David Hume, principalmente, um movimento filósofico que de alguma forma é oposto no qual se convencionou chamar de empirismo.
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