sexta-feira, 13 de abril de 2007

Escrutínio final até domingo, «missão impossível»

Timor Leste
Escrutínio final até domingo, «missão impossível»

O resultado final, ainda provisório, das eleições presidenciais de 09 de Abril será anunciado "domingo de manhã" em Díli (sábado à noite em Lisboa), encerrando sete dias de "missão impossível", declarou hoje o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições.


O padre Martinho Gusmão procurou explicar pormenores do escrutínio em curso e esclarecer várias acusações de irregularidades na contagem, no dia em que começou o apuramento nacional concentrado em Díli.

Três dias depois das eleições, continua por divulgar o número de votantes e, portanto, o nível de afluência às urnas entre os mais de 522 mil eleitores recenseados.

"O que impede a divulgação do total de votantes?", insistia hoje um observador internacional, precipitando-se sobre a mesa do porta-voz à margem da conferência de imprensa da CNE.

"É o número mais simples de todos", acrescentou.

"O sistema timorense não é muito fácil", respondeu Martinho Gusmão.

"Não digo que a lei e o regulamento são um sistema sofisticado, mas é complicado. Nós temos só uma opção a seguir".

"É uma serpente, senhor", resumiu o porta-voz da CNE, que hoje falou de "orgulho" mas também de "humildade", reconhecendo o "falhanço técnico" e a "falta de formação técnica" dos órgãos eleitorais.

"O apuramento do centro de votação é posto no sistema electrónico. Fica-se com um 'print' e o computador fica com um ponto de interrogação", explicou o sacerdote.

"E pense ainda que os timorenses tiveram dois dias para treinar isto. Por isso é uma missão impossível, mas nós estamos a fazer um trabalho fantástico".

Depois do apuramento a nível de distrito, todo o material foi concentrado em Díli e começou hoje o apuramento nacional.

"Reexaminamos todos os documentos, sobretudo os documentos sobre votos nulos", explicou Martinho Gusmão.

Não há nova contagem em Díli de todos os votos.

O exame dos resultados segue a ordem alfabética dos 13 distritos: Aileu, Ainaro durante a tarde e, até ao fim do dia de hoje (princípio da tarde em Lisboa), Baucau e Bobonaro.

"Amanhã de manhã continuaremos com o distrito de Díli", explicou Martinho Gusmão.

O "congelamento imediato da contagem", exigido dia 11 por cinco dos oito candidatos presidenciais, "está fora da base legal da CNE".

Pelo contrário, está a ser aplicado o segundo ponto da carta dos cinco candidatos ao presidente da CNE: a contagem na presença de representantes dos oito candidatos presidenciais e respectivos partidos.

O apuramento ficará concluído até sábado e o resultado final, provisório, será anunciado "domingo de manhãzinha".

O processo será entregue ao Tribunal de Recurso e há um período de 24 horas para a apresentação de queixas ou pedidos de impugnação.

"A conclusão será feita pelo presidente do Tribunal de Recurso", concluiu Martinho Gusmão.

"Não é uma decisão da CNE e muito menos do porta- voz da Comissão", comentou o sacerdote.

O apuramento final de cada distrito será anunciado "no fim, de uma só vez", afirmou Martinho Gusmão.

"É para melhorar a situação. Senão, todos os dias os candidatos não iam dormir", concluiu.

Sem comentários: