Francisco Guterres Lu Olo, candidato da Fretilin, passou à segunda volta das presidenciais timorenses, disse hoje fonte oficial da comissão eleitoral.
O actual presidente do parlamento timorense recolheu até agora 100.268 votos, o que garante desde já a passagem à segunda volta das eleições presidenciais, marcada para 9 de Maio.
As diferenças de votos dos restantes candidatos não permitem ainda definir quem vai disputar a segunda das presidenciais com Franciso Guterres Lu Olo. De acordo com a contagem provisória, quando estavam apurados 67 por cento dos votos, José Ramos Horta tinha 79.972 votos, seguido de Fernando Lassama de Araújo, com 66.082 votos.
Até agora foram apurados 354.033 dos mais de 522 mil votos entrados nas urnas a 9 de Abril.
Por seu lado, o primeiro-ministro timorense José Ramos-Horta - um dos oito candidatos à Presidência da República - afirmou que deixará o cargo se não houver "um compromisso sério da Fretilin e dos membros do Governo com a governação".
"Entrarei de imediato de férias" após a conclusão das eleições presidenciais, afirmou hoje o primeiro-ministro, referindo que tomará essa atitude se verificar que não tem condições políticas para governar nos meses que faltam até às eleições legislativas.
"Fico no Governo desde que haja um compromisso sério para trabalhar afincadamente enquanto Governo e não enquanto activistas políticos e partidários", disse.
Se isso não acontecer, José Ramos-Horta disse que terá de "reequacionar tudo": "Se eu já era um primeiro-ministro sem poder, provavelmente neste período agitado terei menos poder ainda".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário