quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Armas ilegais e munições são destruídas esta semana

Timor-Leste
21 de Outubro de 2008, 11:24

Díli, 21 Out (Lusa) - Quase dez mil armas ilegais e munições vão ser destruídas na próxima sexta-feira em três locais diferentes, anunciou ontem o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão.
O chefe de Governo anunciou a destruição das armas e munições numa conferência de imprensa, segunda-feira, em Díli, convocada para o efeito, segundo afirmou hoje à Agência Lusa fonte oficial do gabinete de Xanana Gusmão.
Trata-de armas e munições entregues durante a campanha que decorreu entre 15 de Julho e 31 de Agosto em todo o país e que possibilitou aos timorenses desfazer-se de armas ilegais sem enfrentarem procedimento criminal.
As quase dez mil armas, na sua maior parte engenhos de fabrico caseiro ou tradicionais, como dardos e flechas, serão destruídas em três cerimónias simultâneas, em Baucau (leste), Aileu (centro) e Ermera (oeste).
As cerimónias serão abertas à imprensa e ao público.
Horas antes da destruição das armas, as munições recolhidas na campanha de Julho e Agosto seráo destruídas numa cerimónia fechada (mas aberta à imprensa) no Centro de Instrução de Metinaro das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), a leste de Díli.
Na conferência de imprensa de segunda-feira, estiveram presentes o secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres, o chefe do Estado-Maior-general das F-FDTL, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, e o comandante-interino da Polícia Nacional, inspector Afonso de Jesus.
A Lusa não foi convocada para a referida conferência de imprensa.
PRM
Lusa/fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque nao vende estas armas? Precisam se armas para cacar na Irian e Papua. Faca um donativo amigavel a quem precisa em vez de as destruir.