terça-feira, 14 de outubro de 2008

Coreia do Sul assina acordo para importar gás de Timor-Leste

14.10.2008 - 11h25
Por Lusa

A Coreia do Sul assinou hoje com Timor-Leste um memorando de entendimento para importar gás natural do mar de Timor a partir de 2013.

O memorando foi assinado no Palácio do Governo, em Díli, pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e pelo ministro da Economia sul-coreano, Lee Youn-ho.

Trata-se do primeiro acordo energético assinado pelo Estado timorense com um país estrangeiro desde a independência, em 2002, e destina-se a garantir a importação pela Coreia do Sul de gás natural do campo "Greater Sunrise".

O acordo contempla também a possibilidade de um consórcio liderado pela empresa pública Korea Gas Corp (KOGAS) pesquisar outros campos de gás natural em Timor-Leste, segundo uma declaração do ministro Lee Youn-ho.

Pelo acordo, a Coreia do Sul fica com acesso prioritário à importação de gás natural do "Greater Sunrise", cujas reservas equivalem a sete anos do consumo energético naquele país.

A assinatura do memorando insere-se no esforço do Governo timorense para viabilizar a opção de trazer para Timor-Leste o futuro gasoduto do "Greater Sunrise", disse à Lusa o secretário de Estado dos Recursos Naturais, Alfredo Pires.

A localização do gasoduto, na costa sul timorense ou junto a Darwin, ainda não está decidida e tem sido motivo de discussão e contactos com a Austrália e, também, de polémica entre autoridades e empresas dos dois países.

Os detalhes do acordo assinado hoje, incluindo a quantidade de gás natural a ser exportado anualmente para a Coreia do Sul, ainda estão por definir. O "Greater Sunrise" situa-se na Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto, partilhada por Timor-Leste e a Austrália.

A Coreia do Sul é o maior importador mundial de gás natural.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui esta uma boa noticia que reflete o bom trabalho do actual governo da AMP.

Forsa AMP!

Continuem que estao no bom caminho.

Anónimo disse...

Governo AMP pode continuar a governar nas proximas eleicoes se continuar assim.

Cada vez mais a Fretilin e Alkatiri estao mais enterrados no lodo da incerteza.

Porque Alkatiri nao sai da lideranca da Fretilin? A resposta eh simples: Falata de capacidade e inteligencia dentro da Fretilin.

Com tanta merda dentro da Fretilin, ainda sonham em governar Timor. Governem-se primeiro.