sábado, 25 de outubro de 2008

FRETILIN e Xanana Gusmão em rota de colisão

2008-10-24 20:50:21
Díli - A FRETILIN reagiu hoje de forma violenta às declarações do Primeiro Ministro de Timor Leste Xanana Gusmão que, em entrevista à agência Lusa afirmou ser «indiferente a que me considerem ditador, porque a nossa prioridade é a estabilidade e a segurança de todos os cidadãos.»
Na mesma entrevista, o herói da resistência timorense afirmou ainda estar disposto a deter quaisquer pessoas que ponham em causa a ordem pública durante a realização da Marcha de Paz, iniciativa da FRETILIN prevista para as próximas semanas.«Xanana Gusmão não é a única pessoa do país. A FRETILIN é uma instituição que pode e deve agir no sentido de demonstrarão povo que defende os valores da paz e da democracia para Timor-Leste.» José Manuel Fernandes, vice-presidente do partido afirmou também que o receio de que a Marcha de Paz promova a instabilidade no país «é uma ideia proveniente de Xanana Gusmão e seus aliados», afirmando que «a FRETILIN está disposta a dar a Xanana Gusmão uma lição de paz e não-violência que defenda a reposição da autoridade democrática do Estado Timorense.»José Manuel Fernandes acrescenta que toda a recente polémica com a Marcha da Paz, prevista no plano de acções do Partido desde Novembro de 2007, serve apenas para «desviar a atenção dos problemas reais da população timorense e das constantes notícias de corrupção» de que o elenco governamental da Aliança de Maioria Parlamentar tem vindo a ser acusado nas últimas semanas. (c) PNN Portuguese News Network

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Xanana.

Democracia tem regras e uma das regras eh a estabilidade e seguranca da populacao antes de mais.

Os que te chamam de ditador devem ter memoria curta. Ate 2006 foram sempre eles os ditadores nao-democratas.

Anónimo disse...

Nunca ouvi uma marcha tao falada e no entanto tao mal organizada e sem apoio logistico como esta dita marcha de paz do Alkatiri e Fretilin. Parece ate que estao a espera dum milagre para conseguir apoio do povo.

Nada mais claro que o apoio do povo a Xanana e o actual governo AMP. Os 29 por cento da Fretilin desceu para menus de 5 por cento.

Anónimo disse...

A Fretilin continua uma forca na politica Timorense. Cabe aos lideres do partido organizarem-se.

Se nao podem governar o partido como podem governar o pais?

Anónimo disse...

any allegations of government corruption needed to be substantiated by investigations and evidence

Anónimo disse...

Nao se deixem enganar com as aparencias.

Mari esta a apostar muito nesta marcha porque o futuro politico dele e dos seus comparsas depende dos resultados da mesma.

Eles estao perfeitamente conscientes que esta e' uma das ultimas oportunidades para revertirem a situacao em seu favor, porque se deixarem para muito depois podera ser demasiado tarde. Uma vez que quando o povo comecar a ver os projectos de grande impacto e visibilidade que estao planeados ate ao fim de 2009 ja sera mais dificil serem convencidos em levantarem-se contra o governo da AMP.

Os senhores dotores/as da Fretilin ja tiveram muito tempo para organizar o que tinha que ser organizado e se ainda nao marcaram uma data certa e' porque estao a espera do momento mais oportuno como por exemplo a ausencia do PM Xanana Gusmao de Timor.

A data da marcha, nos calculos deles, tera que ser uma data que produza o maior impacto como ja disse antes.

Tendo dito isto, claro que tenho serias duvidas que conseguirao os numeros de pessoas que Mari fala de boca cheia...mas vamos ter que esperar para ver.

De qualquer das maneiras penso que vai ser tudo um exercicio futil em termos de mudar o balanco do poder, ainda que possa servir para Mari reforcar a sua posicao de lideranca no partido. Isto se os numero de demonstradores for elevado. Se nao for vai ser o maior desastre para a carreira politica de Mari/Luolo na lideranca da Fretilin.

Anónimo disse...

Estive recentemente em todos os Distritos de Timor e as coisas nao parecem boas para a Marcha de Paz da Fretilin.

Nas ultimas eleicoes Fretilin prometeu fundos e mundos e no entanto nada se realizou.

Todos falam do bom trabalho do governo AMP e Xanana.

Anónimo disse...

50 de cada Distrito
14 Distrito = 700

A marcha de Fretilin parece impossivel neste momento.

Alkatiri diz que vai ter 70,000. Sera possivel?

Nem a Igreja com tanto apoio nao junta este numero num local, como a Fretilin vai conseguir isto?

Os dados indicam para uma possivel marcha nos Distritos devido a falta de apoio popular para se realizar em Dili.

Nas ultimas eleicoes Fretilin prometeu fundos e mundos e no entanto nada se realizou.

Anónimo disse...

cHINA ATU HALO ELETRICIDADE IHA tIMOR

Anónimo disse...

"FRETILIN E XANANA GUSMÃO EM ROTA DE COLISÃO"

Talvez o titulo devia ser:

"Mari e Xanana em rota de colisao"

Ou,

"Fretilin e AMP em rota de colisao"

Acho que so assim a comparacao faria mais sentido. Nao acham?

Mas talvez as minhas sugestoes seriam pouco justas porque realmente sugerir uma colisao entre Mari e Xanana seria mesmo como o Mau Bocy escreveu no seu artigo de opiniao.

"A luta que o Mari quer travar contra Xanana pode ser comparado com "a colisao de um ovo com uma pedra. Onde e' que ja se viu ou se ouviu um ovo colidir e partir uma pedra?"

Seria ate uma proposicao um tanto ridicula e risivel, nao seria?

Talvez por isso haja a necessidade de se sugerir a Fretilin, o maior e historico partido de Timor, em rota de colisao com Xanana, um pessoa singular.

Possivelmente so assim as forcas estejam mais ou menos balancadas o que nao abona em nada o partido historico ou entao diz muito sobre o verdadeiro peso de Xanana.

E mesmo assim os resultados nao tem sido nada favoraveis a Fretilin.