segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Relíquia de Santo Antônio é levada a franciscanos do Timor

Díli, 5 out (Lusa) - Um fragmento do osso do braço direito de Santo Antônio está desde sábado num convento franciscano na capital do Timor Leste, afirmou à Agência Lusa o padre Vítor Melícias. Segundo o sacerdote português, o fragmento "foi retirado do osso do braço segundo todas as regras e é a maior relíquia que os franciscanos têm".A relíquia permanece desde sábado no Convento de São Francisco de Fatuberliu, em Alas, Manufahi, no sudoeste do país, depois de uma cerimônia dirigida pelo bispo de Díli, Alberto Ricardo da Silva.

A oferta da relíquia teve como pretexto a instalação no Timor Leste da Fundação de Santo Antônio de Lisboa, explicou Vítor Melícias.Há atualmente três frades franciscanos em Díli, no bairro de Becora, um deles timorense (que é o superior) e dois brasileiros.

Melícias ressaltou que a oferta tem especial significado porque a evangelização do Timor começou com um frade franciscano, frei António Taveira, que chegou a Oécussi em 1556 e batizou os primeiros timorenses com o sobrenome "da Cruz".O sacerdote, que é o superior dos franciscanos portugueses desde abril de 2007, foi nomeado há um mês como delegado-geral da Ordem para a Fundação de Santo Antônio de Lisboa e é nessa qualidade que visita o Timor Leste.O ex-comissário português para Apoio à Transição no Timor Leste se encontra na segunda-feira com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e visita um terreno para possível construção de um novo imóvel para os franciscanos no país.Santo Antônio, com o nome de batismo de Fernon Martin di Bulhon y Tavera Azeyedo, nasceu em Lisboa em 1195 e morreu em Pádua, na Itália, em 1231.Na cidade italiana, está a outra relíquia de Santo António

3 comentários:

Anónimo disse...

Haraik Maromak nia Tulun mai ami ita ata oan.

Anónimo disse...

Talvez a sua presenca nos ajude a encontrar a paz que tanto necessitamos.

Albertino disse...

Caríssimos amigos, paz e bem!

Escrevo-vos da Igreja de S. António, em Lisboa (Portugal), lugar onde o santo nasceu e de onde, em boa hora, enviámos para Timor Leste um fragmento retirado do osso de S. António que aqui nesta igreja se venera.
Queria retificar o seguinte: no vosso texto dizem que é um fragmento do osso do braço direito. Na verdade não é do braço direito mas sim do braço esquerdo de S. António.
Penso que seria reporem a verdade deste facto.
Podem encontar os dados sobre esta relíquia, bem como fotos da mesma, no nosso site em http://santo-antonio.webnode.pt

Na certeza de aqui, no lugar onde o santo nasceu, e diante da Relíquia de onde se retirou o fragmento que se encontra em Timor Leste, rezamos por esse país irmão.

Fr. Albertino Rodrigues OFM
(Ig. de S. António em Lisboa)