sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Timor-Leste é o mais afetado por crise alimentícia regional, segundo Oxfam

Sydney (Austrália), 16 out (EFE).- Timor-Leste é a nação mais afetada pela crise alimentícia na Ásia Oriental e no Pacífico Sul, informou hoje a organização humanitária Oxfam na Austrália.
O último relatório da ONG aponta que o número de crianças menores de cinco anos que sofrem desnutrição crônica no país oscila entre 50% e 59%.
Além disso, mais de 70% das famílias enfrentam a cada dia à incerteza de se conseguirão comida para o dia.
O diretor da Oxfam Austrália, Andrew Hewett, explicou em comunicado que "os preços do arroz, que é um alimento de primeira necessidade, duplicaram desde 2006, e quase 50% do grão é importado".
"A estação da fome aumentou. Cresceu desde uma média de dois meses ao ano para cinco em algumas partes do país", acrescenta o comunicado.
A organização humanitária aponta que a situação não afeta unicamente o Timor-Leste, e que é similar em outros países da área como o Camboja, onde cerca de 2,6 milhões de pessoas são afetadas pela crise alimentícia.
O relatório, divulgado hoje por causa do Dia Mundial da Alimentação, foi preparado com o apoio do Programa para a Segurança Alimentar da União Europea, do Fundo Cristão para as crianças, do Concern Worldwide e do CARE Internacional.
Entre as soluções colocadas pelo diretor da Oxfam Austrália ele destacou o envio de emergência de alimentos para atenuar a crise de fome a curto prazo, e o início de investimentos agrícolas a longo prazo.
Após quatro séculos de colonização portuguesa e 24 anos de invasão indonésia, o Timor-Leste proclamou sua independência no dia 20 de maio de 2002, e ingressou na comunidade internacional como uma das nações mais pobres do mundo.
EFE

1 comentário:

Anónimo disse...

Como eh possivel?

Com tanto dinheiro no banco e os timorenses a morrerem de fome.

Estao a guardar o dinheiro par quem?