sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ramos Horta decidiu manter-se como Presidente de Timor-Leste


27.06.2008 - 09h42 AFP, Lusa

Ramos Horta decidiu manter-se como Presidente de Timor-Leste, recusando a candidatura a Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos."Consultei os meus companheiros de Timor-Leste e as pessoas que me são próximas, ouvi as vozes de inúmeros timorenses.

Consultei vários amigos, cuja opinião me é cara. Decidi não me candidatar ao Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos", declarou Ramos Horta.Eleito Presidente de Timor-Leste em Maio de 2007, Ramos Horta, de 58 anos, tinha ontem confirmado a possibilidade de se candidatar, avançando porém que a sua decisão ainda não estava tomada e remetendo uma resposta para o dia de hoje. A actual Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, a canadiana Louise Arbour, anunciou no dia 7 de Março a sua saída do cargo em finais de Junho.O chefe de Estado timorense tinha também já avançado que a sua saída da chefia do Estado poderia desestabilizar o país e trazer consequências nefastas para a população."Uma saída prematura das minhas funções actuais lançaria o país em eleições (presidenciais) antecipadas, e isso representaria um fardo injusto para a população que já foi três vezes às urnas em 2007", disse Ramos Horta.Contando 58 anos, Ramos Horta ficou gravemente ferido num ataque levado a cabo em Díli no passado dia 11 de Fevereiro por soldados rebeldes. Passou dois meses em convalescença na Austrália e retomou as suas funções a 16 de Abril.Horta foi durante vários anos um porta-voz incansável da causa timorense, tendo recebido o Premo Nobel da Paz em 1996.

3 comentários:

Anónimo disse...

Such a nice blog. I hope you will create another post like this.

Anónimo disse...

Bom Presidente

Mike disse...

A view from the wings! I have recently returned to Australia from Timor L'Este where I was completing some research. Please visit my blog a share my experiences and thoughts!

Mike Gregory
www.aletterfromtimorleste.blogspot.com