terça-feira, 3 de junho de 2008

Timor-Leste: Tribunal autorizou visita de Salsinha pedida por Ramos-Horta

2008-05-31 15:20:04

Díli, 31 Mai (Lusa) - O Presidente da República de Timor-Leste pediu ao tribunal que autorize o ex-tenente Gastão Salsinha a visitá-lo fora da prisão, afirmaram fontes judiciais à agência Lusa em Díli.

O pedido de José Ramos-Horta mereceu o parecer desfavorável de um procurador internacional mas foi autorizado por um juiz timorense, afirmaram as mesmas fontes, que falaram sob anonimato.

O pedido de José Ramos-Horta para que o ex-tenente Salsinha o visite na Presidência da República mereceu também o parecer favorável da ministra da Justiça, Lúcia Lobato, e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

O pedido foi apresentado oficialmente ao tribunal pelo gabinete do chefe de Estado.

No despacho que autoriza a visita de Gastão Salsinha a José Ramos-Horta, um juiz timorense do Tribunal Distrital de Díli justifica o deferimento por se tratar de um "acto social", segundo uma fonte conhecedora do processo.

Gastão Salsinha e um grupo de ex-elementos das forças de segurança timorenses encontram-se em prisão preventiva em Becora, Díli, como co-arguidos no processo dos ataques de 11 de Fevereiro de 2008 contra o chefe de Estado e contra o primeiro-ministro.

O ex-tenente das Falintil-Forças Armadas de Timor-Leste (F-FDTL) é o principal suspeito do caso de 11 de Fevereiro, já que o major Alfredo Reinado, que liderava o grupo que atacou a residência do Presidente da República, morreu antes mesmo de José Ramos-Horta ser atingido.

Uma fonte do Ministério Público timorense, conhecedora da legislação aplicável em Timor-Leste, explicou à Lusa que a visita a um detido na prisão é "normal", mas que a situação inversa não está directamente prevista na lei fora de "motivos humanitários como a morte de um familiar ou o nascimento de um filho".

"A remoção do preso para outro local, fora da mudança de prisão que é competência normal dos serviços prisionais, pressupõe uma autorização judiciária competente e efectua-se apenas para fins judiciais", explicou a mesma fonte.

"Não parece ser o caso deste pedido do Presidente da República, até porque não existe no processo, aparentemente, qualquer pedido do advogado ou do próprio arguido" Gastão Salsinha para a visita ao chefe de Estado.

"A visita é feita afinal de quem para quem? E uma segunda questão se levanta: e se Gastão Salsinha não quiser visitar José Ramos-Horta? O que lhe acontecerá? Ninguém sabe se o arguido está interessado na visita", interrogou-se o mesmo magistrado ouvido pela Lusa.

"Além disso, o Presidente da República é vítima num processo em que o principal arguido é Gastão Salsinha", sublinhou a mesma fonte do Ministério Público.

José Ramos-Horta falou ao grupo de Gastão Salsinha na prisão de Becora no dia 21 de Maio, numa visita aos reclusos em que o chefe de Estado anunciou que queria em breve encontrar-se a sós com o ex-tenente para procurar entender o 11 de Fevereiro.

"Eu sou uma vítima da crise de 2006. Todo o mundo e o povo de Timor não compreenderam e ficaram perplexos em relação ao que me aconteceu" em Fevereiro, disse o chefe de Estado perante Salsinha e alguns dos homens que quase acabaram com a sua vida, incluindo Marcelo Caetano.

"No entanto, o evento de 11 de Fevereiro não afecta em nada os meus sentimentos pessoais, os meus princípios, em relação à condição de presos", explicou também o Presidente da República.

"Não interfiro no processo de justiça mas quero um dia destes conversar a sós com Gastão Salsinha para entender o porquê do 11 de Fevereiro", declarou também José Ramos-Horta durante a visita a Becora.

A agência Lusa não obteve hoje nenhum esclarecimento adicional da Presidência da República sobre as condições ou data da visita de Gastão Salsinha a José Ramos-Horta.

PRM

Lusa/fim

Sem comentários: