terça-feira, 27 de março de 2007

Xanana lidera novo partido

2007-03-26

O Presidente cessante de Timor-Leste, Xanana Gusmão,de 60 anos, confirmou ontem que vai prosseguir a sua vida política num novo partido agora em formação e que se designará Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor (CNRT).
“Uma vez que deixo de ser Presidente, junto-me a vós no novo partido”, disse Xanana, ao receber uma delegação de uma centena de pessoas que lhe foram pedir para assumir a liderança do grupo, conforme noticiou a AFP.
A criação do CNRT suscitou grande polémica em Díli, por retomar o acrónimo do velho Conselho Nacional da Resistência Timorense, que reunia todos os que estavam contra a ocupação indonésia e desejavam a independência.
“Trata-se de uma tentativa oportunista”, considerou num comunicado o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin, partido cujo presidente, Francisco Guterres, “Lu-Olo”, concorre actualmente à suprema magistratura, numas eleições cuja primeira volta é a 9 de Abril.
Nas presidenciais, Xanana apoia o independente José Ramos-Horta, que o ano passado substituiu Alkatiri à frente do Governo. E só nas legislativas, alguns meses depois, é que o CNRT deverá testar a sua força, frente à Fretilin, a frente histórica que o ainda Chefe de Estado liderou de 1978 a 1988, tendo-se depois distanciado dela. J.H. 27 de Março de 2007

Sem comentários: