sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dirigentes de Timor Leste enviam cumprimentos a Cuba

Havana, 07 maio (acn) José Ramos-Horta e Xanana Gusmão, presidente e premiê, respectivamente, de Timor Leste enviaram nesta quarta-feira um saúdo ao governo e povo cubanos por mediação de Zacarias Albano da Costa, chanceler dessa nação asiática, que se encontra de visita em Cuba.

Cuba é um país irmão e os timorenses reconhecemos altamente o extraordinário apoio que brinda a ilha caribenha, disse o visitante durante as conversações oficiais efetuadas nesta quarta-feira com Felipe Pérez Roque, ministro cubano das Relações Exteriores, na Chancelaria local.

Albano da Costa indicou que com isso se enaltece o compromisso que o líder cubano Fidel Castro Ruz fez em 2003 em Kuala Lumpur, Malásia, com o Presidente da República de Timor Leste naquele momento e hoje premiê Xanana Gusmão.

O chanceler elogiou o trabalho dos assessores em alfabetização e da brigada medica da ilha destacados nesse pequeno Estado insular com mais de um milhão de habitantes; e pronunciou-se por ampliar a cooperação a outras áreas.

Também disse que as visitas anunciadas para este ano a Cuba do Presidente Ramos-Horta ou a do Premiê Gusmão vão marcar um novo giro nas relações entre ambas as nações.

O Chefe da Diplomacia cubana reiterou o compromisso de Havana de continuar a colaboração, com modéstia e respeito, ao enorme esforço do Governo e o povo timorenses para reconstruir o país e conseguir seu desenvolvimento econômico e social.

Também manifestou o agradecimento da Ilha caribenha pela atitude amistosa de Timor Leste, em particular sua permanente posição em Nações Unidas a favor do levantamento incondicional do bloqueio econômico, comercial e financeiro norte-americano contra a Pátria de José Martí.

Previamente o visitante depositou uma oferenda floral perante o monumento a José Martí, localizado na praça da Revolução, e percorreu o Memorial construído nesse histórico lugar em honra ao Herói Nacional cubano.

Sem comentários: