segunda-feira, 12 de maio de 2008

Governo não proíbe pequenas lojas de venderem arroz a preços altos

O Chefe do Departamento de Segurança Alimentar do Ministério do Turismo, Comércio e Indústria (MTCI), Augusto Pereira, afirma que relativamente às pequenas lojas que compraram o arroz do Governo, com marca MTCI, das grandes companhias acreditadas pelo Governo, e por sua vez o vendem nos distritos a preços mais elevados, o Governo não tem poder para impedir tal situação, porque cada uma tem a sua política de economia para ganhar lucro no comércio.

«Face às pequenas lojas que compraram o arroz do Governo nas lojas acreditadas e por sua vez vendem nos distritos a um preço mais elevado, o Governo não tem poder para proibir, porque o Governo não pode vender arroz directamente no mercado», explicou o Chefe do Departamento de Segurança Alimentar, Augusto Pereira, ao Jornal Nacional Semanário no seu gabinete em Fomento, Mandarim, Díli.

Segundo Pereira, com base nos mecanismos estabelecidos com os grandes empresários, como a Star King Shop , Juxibel e outras nos restantes 12 distritos, poderão vender directamente o arroz do Governo com o preço 17 dólares e o Governo apenas fiscalizará e monitorizará que estas Companhias não façam especulações de preços e vendam arroz ultrapassando o preço estabelecido no contrato, mas as pequenas lojas têm uma política económica diferente para ter lucro no comércio.

«O Governo apenas assinará contrato com as companhias que tiverem condições e o concurso foi aberto para todas as comnpanhias através do pedido apresentado pelas referidas companhias ao MTCI, e depois o Ministério analisará o pedido e tomará em consideração. O Governo apenas fará fiscalização do arroz vendido nos mercados dos 13 Distritos, vendo se se tem ou não cumprido o acordo estabelecido com o Governo», concluiu Augusto. JNSemanário.

Sem comentários: