segunda-feira, 12 de maio de 2008

Rumores sobre “PSD Mudança”

Fernando Gusmão desmente

O Chefe da bancada PSD no Parlamento Nacional desmentiu os rumores ocorridos de que alguns líderes do Partido Social Democrata (PSD) desejariam criar o PSD Mudança. «Quem é que disse? Nós não nos dividimos, continuamos sólidos», afirmou o deputado Fernando Gusmão ao jornalista do Jornal Nacional Semanário no Uma Fukun Parlamento Nacional.

Respondendo a perguntas sobre o acordo da ASDT com a FRETILIN, que poderá dar um impacto negativo ao Governo AMP, o deputado Fernando Gusmão afirmou que pessoalmente ainda não sabe claramente a intenção do referido acordo, e que a ASDT é que deve saber.

O representante do povo explicou que depois de ouvir a informação, quando esteve de visita a Jacarta-Indonésia, fez um estudo sobre a situação no Parlamento Nacional e concluiu que apesar de a ASDT sair da AMP não haverá um grande impacto para a AMP.

«Caso a ASDT saia da AMP significa que a AMP tem 32 cadeiras. Portanto na minha análise não trará impacto à composição do Governo AMP e já falei com os membros do ASDT que mantém os seus compromissos com a AMP», afirma o líder do PSD.

O Deputado Fernando Gusmão afirmou ainda que teve conversas com alguns representantes do ASDT que afirmaram não ter concordado com a decisão da liderança do ASDT. «Mas tudo depende da decisão desses membros», afirmou.

Segundo o compromisso do PSD, o deputado Fernando Gusmão declarou que continuará com a AMP para desenvolver a AMP no futuro, com base nos princípios do PSD, continuando a lançar críticas quando o Governo AMP não cumprir com o espírito do povo.

«Continuamos a promover o Governo AMP mas continuamos a criticar algumas atitudes do Governo que não cumprem com o espírito dos militantes e do povo, que não trazem benefício. Aí, continuaremos a opor-nos, mas como membro da AMP, declaro que continuaremos a defender a AMP», sublinhou o deputado Fernando Gusmão.

Na ocasião, em resposta aos jornalistas sobre a declaração do Secretário-Geral da FRETILIN, Marí Bin Amude Alkatiri, de que os problemas surgem facilmente no Governo AMP, porque a AMP é constituída por quatro partidos, o líder do PSD afirmou que isto é normal a acontecer num País democrático.

«Os quatro Partidos têm diferentes ideias, penso que é normal. Antes disto já o Partido FRETILIN, um único Partido, ficou dividido, pois surgiram vários grupos dentro do Partido, houve a FRETILIN Mudança, FRETILIN Reformador, FRETILIN Radical, isto existiu, não inventamos, foi uma realidade», explicou o deputado Fernando Gusmão.

Por outro lado, o Presidente do PSD, Mário Viegas Carrascalão, disse aos jornalistas que se o ASDT abandonar a AMP, o PSD tornar-se-á mais forte dentro do Governo AMP.

Portanto o líder máximo do PSD afirmou que enquanto o ASDT continuar na AMP, o PSD não será tão forte mas caso o ASDT abandone mesmo a AMP, o PSD tornar-se-á como chave da AMP.

«Se o ASDT não sair da AMP, e o PSD tomar medidas, o Governo AMP não cairá, mas, agora, se o PSD não se quiser sentar na AMP, a AMP poderá cair porque a chave está nas mãos do PSD», garantiu Mário Carrascalão.

Por outro lado, o representante do povo sublinhou que o PSD não está a testar a sua força dentro do Governo AMP, para o interesse nacional, o PSD continuará a cumprir as suas obrigações como membro da AMP. JNSemanário.

Sem comentários: