sexta-feira, 9 de maio de 2008

Governo do Timor não está ameaçado, diz Xanana Gusmão

Dili, 8 mai (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e o presidente do Parlamento, Fernando La Sama de Araújo, afirmaram nesta quinta-feira à Agência Lusa que o governo do Timor Leste "não está ameaçado".

Xanana Gusmão e Fernando La Sama de Araújo lideram, respectivamente, o Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT) e o Partido Democrático (PD), dois dos cinco partidos que formam a Aliança Para Maioria Parlamentar (AMP), no poder.

A Associação Social Democrática Timorense (ASDT), partido integrante da AMP em coligação com o Partido Social-Democrata (PSD), assinou na quarta-feira uma "plataforma estratégica" com a Fretilin, maior representante da oposição, visando à formação de um governo de inclusão e à realização de eleições antecipadas no prazo máximo de dois anos.

"As eleições deveriam acontecer em junho ou julho de 2009, mas o nosso receio agora é que este governo não se agüente até lá", afirmou à Agência Lusa o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, após a assinatura do acordo.

Xanana Gusmão excluiu a hipótese de aceitar a formação de um "governo de grande inclusão".

"Por que haveria de aceitar agora se não aceitei em julho?", questionou o governante timorense.

A Fretilin venceu as eleições legislativas de 30 de junho de 2007, sem maioria absoluta e, no final de negociações sob a iniciativa do presidente José Ramos-Horta, Xanana Gusmão e a AMP foram chamados para formar governo, contando com 37 dos 65 assentos no Parlamento.

Fernando La Sama de Araújo também negou que a AMP e o governo estejam em perigo.

"Temos garantias da bancada da ASDT, que se mantém unida à AMP", afirmou o presidente do Parlamento e líder do PD.

"Enquanto houver unidade no Parlamento, o governo não cairá. Nós estamos preparando eleições, sim, mas são as de 2012", acrescentou La Sama.

"Agora, a AMP conta com 37 votos. Penso que vamos aumentar para 40", afirmou ainda o presidente do Parlamento.

O líder foi categórico quanto à hipótese de a Fretilin convencer deputados do próprio PD a se alinhar à oposição: "Eles que nem pensem".

1 comentário:

Anónimo disse...

A Fretilin Maputo tenta, tenta e vai tentando mas tao cedo nao vao conseguir as suas ambicoes de reinar Timor por 50-100 anos.
Podem ir enganando ou melhor comprando o avo Xavier com promessas de pastas governamentais mas os Timorenses nao estao tao dispostos a perdoar o "satanas' como o avo Xavier se mostrou pronto a fazer ao ponto de dizer que ate lhe "beijar os pes".

Fretilin Maputo no poder? Nunca mais!! 4 anos deles no poder bastou para o povo abrir os olhos.