terça-feira, 22 de abril de 2008

Detido mais um elemento do grupo de Salsinha

Data: 22-04-2008
Júlio Soares Guterres, elemento das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) envolvido no 11 de Fevereiro, foi hoje detido e colocado em prisão preventiva.

Este elemento do grupo do ex-tenente Gastão Salsinha participou no ataque contra a coluna de viaturas em que seguia o primeiro-ministro Xanana Gusmão, a sul de Díli.

Poucos dias depois, Júlio Soares Guterres 'Rambo' separou-se do grupo de Gastão Salsinha e continuou fugido nas montanhas de Ermera, oeste do país, até se entregar hoje às autoridades de Díli.

Júlio 'Rambo' foi interrogado hoje à tarde (hora local) pelo juiz internacional Ivo Rosa, que aplicou a medida de prisão preventiva.

Até agora, estão em prisão preventiva dez elementos do grupo de Gastão Salsinha e do major Alfredo Reinado, arguidos no processo do 11 de Fevereiro.

Angelita Pires, ex-assessora legal e namorada de Alfredo Reinado, está indiciada no mesmo processo, aguardando julgamento em liberdade mas com interdição de se ausentar do país.

Continuam a monte 13 suspeitos com mandado de captura emitido, incluindo Gastão Salsinha, que lidera o grupo de fugitivos depois da morte do major Reinado no ataque à casa do Presidente José Ramos-Horta.

O primeiro-ministro, Xanana Gusmão, deslocou-se hoje a Ermera para informar as populações de que o distrito iria continuar sob estado de sítio, incluindo o recolher obrigatório durante a noite.

A operação Halibur de captura do grupo de Salsinha tem estado concentrada no distrito de Ermera.

Termina hoje o regime de excepção, decretado e renovado em todo o país a seguir aos ataques de 11 de Fevereiro, mas a renovação do estado de sítio em Ermera foi hoje aprovada pelo Parlamento Nacional.

Após a leitura de uma carta do Presidente da República e da apresentação dos relatórios do primeiro-ministro e do chefe do Estado-Maior das F-FDTL, o Parlamento aprovou a continuação do estado de sítio em Ermera, com 29 votos a favor, 18 contra e 11 abstenções.


Lusa

Sem comentários: