terça-feira, 22 de abril de 2008

PGR Monteiro: “Timor Telecom dificulta os serviços do Ministério Público”

O Procurador-Geral da República (PGR), Longuinhos Monteiro, reconhece que os serviços do Ministério Público não decorreram com efectividade no País, porque a companhia Timor Telecom dificultou qualquer tipo de serviço relacionado com os serviços de inteligência sobretudo na área de telecomunicação.

Longuinhos Monteiro referiu-se a esta questão aos representantes do povo no “Uma Fukun” Parlamento Nacional, segunda-feira (14/4) quando foi convidado formalmente pelos membros do Parlamento Nacional para prestar declarações sobre o atentado de 11 de Fevereiro, a tentativa de matar o Chefe do Estado e do Primeiro-Ministro da Nação de Timor-Leste.

«A companhia Timor Telecom não tem um sistema favorável e assim o PGR não consegue detectar os contactos telefónicos dos criminosos. Portanto a Timor Telecom dificultou os serviços do PGR» lembrou Longuinhos Monteiro, referindo-se aos serviços da TT durante o atentado de 11 de Fevereiro.

Longuinhos Monteiro declarou ainda que a evidência forte é a de que o PGR tem feito cooperações com a companhia TT, 107 clientes estão para serem investigados, mas nenhum deles está registado na captação da rede da Timor Telecom.

Segundo Longuinhos Monteiro, os serviços da Timor Telecom dificultaram os serviços do PGR, portanto não se deve apenas culpar o PGR mas também a companhia Timor Telecom, pela razão de que após o atentado os equipamentos da TT para a captação e o sistema aplicado foram desfavoráveis.

Apesar do sistema de tecnologia da TT não ter sido eficiente, Longuinhos tem como compromisso forte ter ligações com a Austrália para ver como é que os serviços do PGR poderão ter um melhor progresso no futuro.

«Tenho esperança que através de contactos com a Austrália no fim os fugitivos ou os rebeldes serão capturados e assim veremos o desenvolvimento no futuro», prometeu Longuinhos Monteiro.

Além da questão levantada sobre a insuficiência de serviços da Timor Telecom no atentado de 11 de Fevereiro, o Vice-Chefe da bancada FRETILIN, Francisco Miranda Branco, afirmou que a sua bancada propõe e pede à Timor Telecom para explicar detalhadamente a matéria no “Uma Fukun” Parlamento Nacional, para assim os representantes do povo poderem transmitir informações ao povo.

«Penso que a Timor Telecom não pode brincar mais, deve vir explicar detalhadamente no Parlamento Nacional. Porque ouvi dizer que há uma central em Portugal e essa central pode fazer a gravação de contactos telefónicos. Por outro lado, a explicação do PGR Longuinhos Monteiro afirma que não há captação, portanto penso que o PN tem de convidar o director da companhia Timor Telecom para explicar detalhadamente, se não as pessoas ficarão ainda mais confusas», acrescentou o líder da FRETILIN.

Por outro lado o membro do Parlamento Nacional da bancada Partido Democrático (PD) Vital dos Santos afirmou ainda que o sistema da companhia Timor Telecom no atentado de 11 de Fevereiro demonstra claramente que os equipamentos da Timor Telecom não são modernos ou seja não há equipamentos completos para fazer captação de conversações telefónicas dos grupos de rebeldes no terreno.
JNSemanário.

Sem comentários: