domingo, 27 de abril de 2008

Timor Leste captura rebelde que atirou em José Ramos-Horta

Dili, 27 abr (Lusa) - Marcelo Caetano, o homem que atirou sobre o presidente do Timor Leste em 11 de fevereiro, já está sob controle das forças conjuntas, afirmou neste domingo à agência Lusa o comandante da operação "Halibur".

"Marcelo Caetano entregou-se e está com Gastão Salsinha sob controle das forças do comando conjunto", afirmou o tenente-coronel Filomeno Paixão à Lusa.

O tenente-coronel Paixão, que comanda as operações de captura do grupo do ex-tenente Gastão Salsinha, acrescentou que outros dois fugitivos se entregaram e estão sob vigia do comando conjunto.

"Salsinha está em sua casa, em Lauala, Ermera (oeste) mas guardado pelas forças conjuntas. Ele diz que não se rendeu mas está conosco, lá em cima", declarou o tenente-coronel Paixão.

"Têm estado todos juntos no comando táctico da 'Halibur', em Letefoho", nas montanhas de Ermera, afirmou o tenente-coronel Paixão, que espera "para muito breve" a descida de Salsinha e dos seus homens a Dili.

"Claro que temos as armas em nosso poder, não iríamos correr esse risco", destacou o comandante da operação "Halibur".

A rendição de Gastão Salsinha, conforme a Lusa noticiou, foi obtida sexta-feira depois de reuniões em que participou uma delegação da presidência da República, da Igreja e líderes locais.

Com a rendição de Gastão Salsinha, de Marcelo Caetano e dos outros dois integrantes do grupo, estão ainda foragidos seis ou sete membros do grupo acusado de participar nos ataques de 11 de fevereiro contra o presidente da República e o primeiro-ministro.

A manutenção de Salsinha em Letefoho destina-se a conseguir a rendição do resto do grupo, explicou o tenente-coronel Paixão.

Marcelo Caetano, um antigo integrante das forças de segurança timorenses, foi identificado por José Ramos-Horta como o homem que disparou sobre ele, a cerca de vinte metros, a poucos metros de sua casa na capital
José Ramos-Horta foi gravemente ferido no ataque liderado pelo major Alfredo Reinado, que morreu com um dos seus homens dentro do perímetro da residência do chefe de Estado.

Sem comentários: