terça-feira, 29 de abril de 2008

Xanana Gusmão, iniciou hoje uma visita oficial de cinco dias à Indonésia

Timor-Leste/Indonésia: Visita de Xanana Gusmão inclui encontros com PR e comandantes militar e policial

Díli, 28 Abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, iniciou hoje uma visita oficial de cinco dias à Indonésia, durante a qual se reunirá com o Presidente da República e os comandantes das Forças Armadas e da polícia indonésias.

A visita oficial, que termina a 02 de Maio, tem como "objectivo principal aprofundar as relações bilaterais entre a República Democrática de Timor-Leste e a República da Indonésia, designadamente no que respeita à cooperação bilateral entre os dois países e debater assuntos de interesse comum no âmbito regional e internacional", informou o gabinete de Xanana Gusmão em comunicado.

Esta é a primeira visita oficial de Xanana Gusmão à Indonésia na qualidade de primeiro-ministro, cargo que assumiu em Agosto de 2007, depois de ter cessado funções como Presidente da República.

Xanana Gusmão vai manter encontros com o Presidente da República indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, e os presidentes da Câmara dos Representantes, Agung Laksono, e da Assembleia Popular Consultiva, Hidayat Nur Wahid.

A agenda do primeiro-ministro timorense inclui também encontros com o chefe das Forças Armadas da Indonésia, general Joko Santoso, e com o comandante-geral da Polícia da Indonésia, general Sutanto.

O porta-voz da presidência indonésia, Dino Patti Djalal, citado pela agência indonésia Antara, disse hoje que o encontro entre Susilo Bambang Yudhoyono e Xanana Gusmão ocorrerá terça-feira, no Palácio Merdeka, em Jacarta.

Xanana Gusmão terá ainda um almoço de trabalho com empresários indonésios e um encontro com a comunidade timorense residente na Indonésia, depois de proferir uma palestra sobre "Indonésia e Timor-Leste, Redefinindo Relações Para o Futuro".

"As autoridades governamentais de Timor-Leste e da Indonésia vão abordar a realização de protocolos bilaterais para o serviço postal, aviação comercial e criação de vistos especiais de residência para estudantes timorenses na Indonésia, para além de discussões políticas em matérias de defesa e segurança", segundo o comunicado oficial.

Xanana Gusmão "considera que o reforço das relações bilaterais entre a República Democrática de Timor-Leste e a República da Indonésia `pode contribuir para a consolidação das nossas duas jovens democracias`", cita o comunicado.

O primeiro-ministro timorense "defende que o futuro das relações entre os dois países vizinhos `deverá ser construído em torno de uma parceria forte que promova a paz e a segurança e que conduza a novas oportunidades de prosperidade, de liberdade, de justiça, de tolerância e de democracia`", acrescenta a nota oficial do gabinete.

A visita de Xanana Gusmão ocorre dias depois de as autoridades indonésias procederem à detenção de quatro suspeitos de terem participado nos ataques de 11 de Fevereiro em Díli contra o Presidente da República e o primeiro-ministro timorenses.

O Presidente Yudhoyono reagiu às declarações do Presidente timorense, José Ramos-Horta, a 16 de Abril, sobre a implicação de "indivíduos na Indonésia" nos ataques e sobre as condições em que o major Alfredo Reinado foi entrevistado, em Jacarta, em 2007, pela Metro TV.

O secretário de Estado da Defesa timorense, Júlio Tomás Pinto, afirmou sábado em Malang, Java Oriental, que o ataque a José Ramos-Horta não esteve de modo algum ligado ao Governo indonésio e às Forças Armadas da Indonésia (TNI).

"Esperamos que as recentes declarações do Presidente Ramos-Horta, ligando o ataque que sofreu à (jornalista da Metro TV) Desi Anwar, não conduza a polémicas sensacionalistas e ainda menos a uma ruptura nas relações entre Timor-Leste e a Indonésia", afirmou Júlio Tomás Pinto, citado pela agência Antara.

A Metro TV ameaçou hoje processar judicialmente José Ramos-Horta se o chefe de Estado timorense não retirar as suas "falsas acusações" e apresentar desculpas.

Júlio Tomás Pinto afirmou que um assunto "trivial" não deveria interferir na relação cordial entre os dois países.

O tema será discutido e resolvido durante a visita de Xanana Gusmão à Indonésia, acrescentou Júlio Tomás Pinto, ainda segundo a Antara.

O secretário de Estado da Defesa defendeu que a questão deveria ser investigada por uma comissão mista, com os resultados partilhados por ambos os países.

Júlio Tomás Pinto falava aos jornalistas após uma conferência na Universidade Muhammadiyah (Unmuh), na qual se licenciou.


PRM

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-04-28 14:25:02

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao IV Governo Constitucional da AMP, ao comando conjunto F-FDTL-PNTL, a Igreja Catolica Timorense, pelos esforcos desenvolvidos para a resolucao do problema de seguranca.

A maneira inteligente como as autoridades lidaram com a crise de 11/2 mantendo as instituicoes em pleno funcionamento e garantindo a seguranca do publico sao louvaveis e a marcam a diferenca entre o actual governo e o governo da Fretilin durante a crise de 2006.

Esta provado sem margem para duvidas que este governo e' muito mais competente que o anterior governo da Fretilin.
Antes tinhamos um PM que para lavar as maos as responsabilidades dizia sempre nunca saber de nada sobre os grandes males que quase levaram Timor a mais uma guerra civil.
Hoje, liderando o governo da AMP, temos um verdadeiro lider que sabe assumir as suas falhas ao mesmo tempo que procura enfrentar os problemas nacionais de uma maneira seria e frontal.

Viva o IV Governo Constitucional da AMP!
Viva o PM Kay Rala Xanana Gusmao!
Viva Timor!!

Anónimo disse...

AMP um governo de qualidade 1 e que sabe e percebe a situacao unica de Timor Leste e do seu povo.

Falando se evita sangue como aconteceu com a rendicao do Salsinha e seus homens.

Parabens ao Xanana e seu governo.

Se fosse Timorense votava no AMP por 50 anos.

Beijos

Anónimo disse...

Realmente o modo como este governo abordou a questao dos militares rebeldes foi sabio.

O Alkatiri criticou a decisao de o governo ter montado o comando conjunto entre as F-FDTL e PNTL mas o processo correu muito bem e foi uma demonstracao da maturidade das duas forcas de seguranca apos a crise de 2006.

Aqui esta mais uma diferenca entre o Mari Alkatiri e o Xanana Gusmao. O Kay Rala Xanana Gusmao e' um Comandante com "C" grande e atraves da sua sabedoria conseguiu a rendicao de todos os rebeldes sem maiores dramas ou derramamento de sangue.


Este governo e Xanana Gusmao estao de parabens.