quarta-feira, 12 de março de 2008

Autoridades do Timor-Leste despedem brigada médica cubana

• DILI — Nesta cidade teve lugar uma cerimônia oficial de despedida aos médicos e ao pessoal da saúde cubana, que cumpriram digna e honrosamente uma missão na República de Timor-Leste durante mais de dois anos.

Na cerimônia marcaram presença o presidente em exercício da República de Timor-Leste, Fernando Lasama de Araújo; o primeiro vice-ministro, José L. Guterres; o ministro das Relações Exteriores, Zacarias da Silva; o da Saúde, o doutor Nelson Martins; e o embaixador de Cuba nesse país, Ramón Hernández Vázquez.
A brigada médica cubana chegará a Cuba em 13 de março no mesmo avião em que outro contingente cubano da saúde irá para o Timor, que com os que ainda permanecem nesta nação, completarão a brigada integrada agora por 237 cooperadores, além de 35 professores que irão lá neste mês a fim de continuar a Campanha Nacional de Alfabetização, por meio da qual já foram alfabetizados 550 timorenses.
O chefe de Estado do Timor, ao terminar o empolgante ato, onde todos os cooperadores receberam um diploma das autoridades do país, agradeceu em seu nome e no do povo timorense "o empenho, a dedicação e a grande ajuda prestada, através de vocês, pelo amigo povo cubano. Dou também as boas-vindas aos colaboradores que em breve chegarão e aproveitou a ocasião para fazer votos de sucessos e novas conquistas ao povo cubano".
De sua parte, o ministro da Saúde, Nelson Martins, disse:
"Muitas comunidades nos pediram que os médicos cubanos permaneçam aqui por mais tempo pois seu trabalho tem sido ótimo. Todo o pessoal médico cubano ganhou a confiança dos profissionais da saúde do Timor. Congratulo todos vocês. O povo do Timor ama-os." •

Sem comentários: