Data: 10-03-2008
O homem que disparou contra o Presidente José Ramos Horta há um mês integra o grupo do ex-tenente Gastão Salsinha e está na área de Atsabe, Ermera, afirmou hoje fonte do Comando Conjunto da operação 'Halibur'.
Falando numa conferência de imprensa, o tenente-coronel Filomeno Paixão afirmou que "a maioria" dos elementos que atacaram a residência de José Ramos Horta, dia 11 de Fevereiro, já se entregou às autoridades.
"Faltam uns tantos. Um deles (é) o que pessoalmente atirou sobre o Presidente da República. Mas sabemos exactamente onde está neste momento", explicou o comandante da operação 'Halibur'.
"Ele está com o grupo de Gastão Salsinha e está para os lados de Atsabe", acrescentou Filomeno Paixão.
Gastão Salsinha, que se encontra em fuga desde o duplo ataque de 11 de Fevereiro contra José Ramos Horta e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, ainda não se entregou às autoridades.
O ex-tenente das Forças Armadas timorenses, líder dos peticionários em Janeiro de 2006, fez um acordo para a rendição de 32 homens e 18 armas, mas sexta-feira pediu mais dois dias ao procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, para reunir os últimos dois elementos do seu grupo.
"Salsinha vai entregar-se em breve. Não vai aguentar a pressão do cerco feito pelos soldados", afirmou hoje o tenente-coronel Filomeno Paixão.
A operação 'Halibur' tem actualmente no terreno quatro companhias com 465 elementos armados, dos quais 300 são soldados das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e os restantes da Polícia Nacional (PNTL).
Segundo o comando da operação, as forças conjuntas controlam cerca de 30 pontos, concentrados no distrito de Ermera, a partir dos quais são conduzidas patrulhas diurnas e nocturnas.
"As Forças de Estabilização Internacionais (ISF) colaboram e têm coordenação operacional e táctica com as forças do comando conjunto no terreno, participando activamente nesta operação", adiantaram os comandantes da 'Halibur'.
Filomeno Paixão explicou que as ISF, que têm um pelotão estacionado junto a Maliana (oeste), ofereceram-se para evacuar soldados timorenses que sejam feridos no teatro de operações.
"Salsinha prometeu render-se hoje. Não temos conhecimento da sua vontade de se render. Ontem, ele retirou a intenção de se entregar e hoje o procurador-geral da República ia uma última vez a Ermera falar com ele", declarou Filomeno Paixão à imprensa.
O primeiro-ministro afirmou, à mesma hora, numa outra conferência de imprensa à chegada de Darwin, Austrália, que "Salsinha não tem mais opções".
"Acredito que as forças conjuntas e as ISF o cercaram em Ermera. A escolha está do lado dele, não do nosso", acrescentou Xanana Gusmão, que visitou, em Darwin, o Presidente da República.
Lusa
segunda-feira, 10 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Salcinha nao vai render tao cedo. Ele quer que o presidente volte primeiro.
Salsinha esta para ver o resultado do julgamento dos que ja se renderam e o tempo que vai levar para esses julgamentos.
Eh da opiniao de muitos em Timor e de muitos dos homens de Salcinha, que a justica esta a andar muito devagar e que ainda nao obtiveram resultados finais desses julgamentos.
Vamos la Srs Juizes facam o vosso trabalho o mais depresssa possivel em vez de andarem a puxar tempo para fazer mais dinheiro e mais comida degraca nos restaurantes e se sentes importantes (Hahahaha qclaro que nao eh verdade.
Olha que so vai piorar se as coisas continuam neste pe e Timorenses podem oferecer muitas surpresas. Xanan passou quase trinta anos no mato e neste caso pode ser o mesmo para os fugitivos.
O cagado ainda anda mais depressa que muitos casos nos tribunais de Dili.
O Salsinha esta a fazer o mesmo jogo de gato e rato.
Ele nao esta em posicao de exigir nada, nadinha. Ele nao pense que pode por condicoes ao estado.
A brincadeira tem os seus limmites. O que eles fizeram (atentados contra o PR e PM) e' grave gravissimo em qualquer nacao.
Ja la foi o tempo em que eu os apoiava, mas agora sou da opiniao que ou se entregam imediatamente ou aceitem as consequencias.
Isto ja passou dos limites.
Atencao e CUIDADO:
comentarios de azul eh virus. NAO CLICK ou fica apanhado.
Andam a busca de dados.
Amigo
Quantas armas ja foram recolhidas dos civis que massacraram em Caicoli?
Nada
Que surpresa Salsinha ainda nao se entregou....
Este nao eh guloso como o outro.
Enviar um comentário