segunda-feira, 10 de março de 2008

Homem que atingiu Ramos Horta está com Salsinha

Data: 10-03-2008

O homem que disparou contra o Presidente José Ramos Horta há um mês integra o grupo do ex-tenente Gastão Salsinha e está na área de Atsabe, Ermera, afirmou hoje fonte do Comando Conjunto da operação 'Halibur'.

Falando numa conferência de imprensa, o tenente-coronel Filomeno Paixão afirmou que "a maioria" dos elementos que atacaram a residência de José Ramos Horta, dia 11 de Fevereiro, já se entregou às autoridades.

"Faltam uns tantos. Um deles (é) o que pessoalmente atirou sobre o Presidente da República. Mas sabemos exactamente onde está neste momento", explicou o comandante da operação 'Halibur'.

"Ele está com o grupo de Gastão Salsinha e está para os lados de Atsabe", acrescentou Filomeno Paixão.

Gastão Salsinha, que se encontra em fuga desde o duplo ataque de 11 de Fevereiro contra José Ramos Horta e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, ainda não se entregou às autoridades.

O ex-tenente das Forças Armadas timorenses, líder dos peticionários em Janeiro de 2006, fez um acordo para a rendição de 32 homens e 18 armas, mas sexta-feira pediu mais dois dias ao procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, para reunir os últimos dois elementos do seu grupo.

"Salsinha vai entregar-se em breve. Não vai aguentar a pressão do cerco feito pelos soldados", afirmou hoje o tenente-coronel Filomeno Paixão.

A operação 'Halibur' tem actualmente no terreno quatro companhias com 465 elementos armados, dos quais 300 são soldados das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e os restantes da Polícia Nacional (PNTL).

Segundo o comando da operação, as forças conjuntas controlam cerca de 30 pontos, concentrados no distrito de Ermera, a partir dos quais são conduzidas patrulhas diurnas e nocturnas.

"As Forças de Estabilização Internacionais (ISF) colaboram e têm coordenação operacional e táctica com as forças do comando conjunto no terreno, participando activamente nesta operação", adiantaram os comandantes da 'Halibur'.

Filomeno Paixão explicou que as ISF, que têm um pelotão estacionado junto a Maliana (oeste), ofereceram-se para evacuar soldados timorenses que sejam feridos no teatro de operações.

"Salsinha prometeu render-se hoje. Não temos conhecimento da sua vontade de se render. Ontem, ele retirou a intenção de se entregar e hoje o procurador-geral da República ia uma última vez a Ermera falar com ele", declarou Filomeno Paixão à imprensa.

O primeiro-ministro afirmou, à mesma hora, numa outra conferência de imprensa à chegada de Darwin, Austrália, que "Salsinha não tem mais opções".

"Acredito que as forças conjuntas e as ISF o cercaram em Ermera. A escolha está do lado dele, não do nosso", acrescentou Xanana Gusmão, que visitou, em Darwin, o Presidente da República.

Lusa

5 comentários:

Anónimo disse...

Salcinha nao vai render tao cedo. Ele quer que o presidente volte primeiro.

Salsinha esta para ver o resultado do julgamento dos que ja se renderam e o tempo que vai levar para esses julgamentos.

Eh da opiniao de muitos em Timor e de muitos dos homens de Salcinha, que a justica esta a andar muito devagar e que ainda nao obtiveram resultados finais desses julgamentos.

Vamos la Srs Juizes facam o vosso trabalho o mais depresssa possivel em vez de andarem a puxar tempo para fazer mais dinheiro e mais comida degraca nos restaurantes e se sentes importantes (Hahahaha qclaro que nao eh verdade.

Olha que so vai piorar se as coisas continuam neste pe e Timorenses podem oferecer muitas surpresas. Xanan passou quase trinta anos no mato e neste caso pode ser o mesmo para os fugitivos.


O cagado ainda anda mais depressa que muitos casos nos tribunais de Dili.

Anónimo disse...

O Salsinha esta a fazer o mesmo jogo de gato e rato.

Ele nao esta em posicao de exigir nada, nadinha. Ele nao pense que pode por condicoes ao estado.

A brincadeira tem os seus limmites. O que eles fizeram (atentados contra o PR e PM) e' grave gravissimo em qualquer nacao.

Ja la foi o tempo em que eu os apoiava, mas agora sou da opiniao que ou se entregam imediatamente ou aceitem as consequencias.

Isto ja passou dos limites.

Anónimo disse...

Atencao e CUIDADO:

comentarios de azul eh virus. NAO CLICK ou fica apanhado.

Andam a busca de dados.

Amigo

Anónimo disse...

Quantas armas ja foram recolhidas dos civis que massacraram em Caicoli?

Nada

Anónimo disse...

Que surpresa Salsinha ainda nao se entregou....

Este nao eh guloso como o outro.