terça-feira, 11 de março de 2008

Primeiro-Ministro Xanana Gusmão : “O Governo dará atenção à família do Alfredo”

O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão garante que o Governo dará atenção à família do falecido Alfredo Reinaldo Alves mas não agora.

Xanana Gusmão referiu-se a esta questão aos jornalistas, no Palácio das Cinzas, Caicoli, Díli, após o encontro de alto nível em resposta à mensagem do Presidente da República Ramos Horta, que pediu ao Governo para dar atenção à família do falecido Alfredo.

O Chefe do Governo afirmou considerar esta declaração porque muitos dos seus familiares estão nos locais de refugiados e outros.

«Não nos esquecemos disso. Eu pessoalmente sei que a sua esposa e o seu filho estão no exterior, mas não vou suportar agora, porque todos os casos devem ser tratados através de um orçamento e todos nós sabemos que os nossos pais e mães que formam no Ministério da Solidariedade Social, o Governo procurará meios para os ajudar», afirmou Xanana.

Em relação à segurança, desejo contar uma história: «alguns indivíduos ou alguns senhores em Timor-Leste dizem que com o estado de sítio umas pessoas estão zangadas comigo. Mas umas senhoras falam ao contrário e dizem ao Primeiro-Ministro que o estado de sítio é bastante positivo. Porque à noite ninguém as incomoda e podem dormir tranquilas. Umas senhoras escreveram cartas ao Primeiro-Ministro a agradecer ao Primeiro-Ministro porque com o estado de sítio os seus maridos não saem da casa à noite», explicou.

Xanana afirmou que no encontro informou ainda ao Presidente da República Interino que amanhã (hoje) o Conselho de Ministros elaborará um pedido para ser apresentado ao PR Interino para ser considerado. O PR Interino disse que tomará em consideração o assunto relativo às celebrações da Páscoa (Sexta-Feira Santa e Sábado Santo) para que haja tolerância nestas celebrações.

«Portanto desejo avisar desde já que se houver essa tolerância, a sociedade, o povo e os jovens devem comportar-se bem para que todos juntos possamos aliviar a situação», advertiu Xanana.

O Chefe do Governo explicou que nesse encontro falaram sobre as operações do Comando Conjunto, sobre as FEI, UNPol, que prometeram dar atenção aos soldados que cometam qualquer actuação no terreno, farão tudo para corrigir, mas, em geral, todos apreciaram e tudo correu bem.

Além disso o PM Xanana sublinhou ainda que hoje (ontem) se realizou um encontro inter-ministerial para tratar das condições dos peticionários que, como todos nós sabemos, dentro desta semana serão retirados de Aitaraklaran para outro local para poderem realizar as suas actividades, senão apenas vão dormir e comer e poderão apanhar “stress”. Assim poderemos ver a oportunidade e possibilidade para resolver os seus problemas.

Relativamente a Salsinha, que se entregará, Xanana afirmou que isso não é da sua competência, mas é da competência do Comando. Se o Salsinha quiser vir, o Governo aguarda-o. Portanto o Governo continua a passar a mesma mensagem a Salsinha e seu grupo: para se entregarem.

Assim também, em relação ao “Susar”, que vai cumprir a prisão preventiva durante um ano, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão realçou que isso é da competência da justiça e que o Governo não deve interferir. JNSemanário.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Taur Mata Ruak.......foi o autor da crise........mas agora continua a ser o homem forte e fingido de todo aquilo aconteceu em 2006........quem fez descriminacao...e quem criou a palavra lorosae e lomonu.......quem foi expulsou os peticioneiros a parte de oeste nao foi o Taur..se nao fosse ele quem....eu penso que um dia tambem ele vai morrer como Alfredo.........porque Alfredo e Salsinha nao foram o autor da crise...em 2006...