segunda-feira, 3 de março de 2008

Premiê do Timor afirma que aquartelamento é 'meio-sucesso'

Díli, 1º mar (Lusa) - O primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão (foto), classificou como um "meio-sucesso" o aquartelamento de oficiais rebeldes, conhecidos como peticionários, que já registrou 581 entradas.


"É um meio-sucesso na medida em que ainda vamos ver como resolvemos os problemas dos peticionários", afirmou o primeiro-ministro no final de uma visita ao campo de Aitarak Laran, onde os ex-agentes estão reunidos, na capital Díli.

Por proposta do governo, os peticionários das Forças Armadas iniciaram o aquartelamento em Díli em 7 de fevereiro, dois anos depois da petição que motivou a sua saída dos quartéis e a sua expulsão da instituição militar.

Xanana Gusmão lembrou ainda que o processo de aquartelamento teve início em dezembro de 2007, a partir de negociações com os peticionários, então liderados pelo ex-tenente Gastão Salsinha.

Resultados

O premiê timorense ressaltou que a iniciativa já recebeu "quase todos" os 592 signatários da petição que, em 2006, alegou discriminação de base regional no interior das Forças Armadas.

"Pedi-lhes para cada um pensar no dever que tem para contribuir para uma solução, em vez de terem apenas a percepção do seu direito", disse Xanana Gusmão, acrescentando que no país falta "muitas vezes é a percepção de que cada um tem direitos e deveres".

Xanana Gusmão anunciou aos peticionários que na próxima semana começarão a ter várias atividades no campo de Aitarak Laran. "Esperemos que até ao fim da semana tenhamos já uma luz sobre a solução para o caso de todos eles", afirmou.

O primeiro-ministro se recusou comentar as hipóteses de rendição de Gastão Salsinha, que comanda o grupo antes liderado pelo major Alfredo Reinado.

O oficial rebelde esteve à frente do ataque contra o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, em 11 de Fevereiro, morreu na residência do chefe de Estado. Ainda no mesmo dia, Gastão Salsinha liderou um ataque à comitiva do premiê, que escapou ileso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Sr Ministro. Um trabalho bem feito.

Anónimo disse...

Kay Rala so ha um, Xanana Gusmao e mais nenhum!!!