sábado, 1 de março de 2008

Timor-Leste: Ramos Horta "conhece quem disparou" sobre ele


01-03-2008 10:00

O Presidente timorense "conhece o homem que disparou sobre ele, um elemento do grupo de Alfredo Reinado, embora não saiba o nome".

A informação foi avançada à Lusa por Mari Alkatiri após visitar Ramos Horta, que continua hospitalizado no Hospital Real de Darwin, a recuperar do ataque de que foi alvo em Díli a 11 de Fevereiro.

"O Presidente viu quem atirou sobre ele", afirmou o secretário-geral da Fretilin, contactado por telefone em Darwin.

"É um elemento do grupo de Alfredo Reinado de quem ele não sabe o nome, mas de quem ele conhece a cara, dos encontros que teve com Reinado", acrescentou Mari Alkatiri, repetindo o que lhe contou hoje José Ramos Horta.

Segundo o dirigente da Fretilin, o Presidente "está bem disposto, fisicamente muito magro, mas intelectualmente muito lúcido".

Ramos-Horta acompanha situação em Díli

O Presidente liderou, desde a sua eleição em Maio de 2007, o processo negocial que visava a resolução do problema de Alfredo Reinado, principal rosto da crise política e militar de 2006, acusado de crimes de homicídio, rebelião contra o Estado e posse ilegal de material de guerra.

A referência ao autor dos disparos de que foi alvo José Ramos Horta "foi a única vez que o nome de Alfredo Reinado foi pronunciado durante a conversa de hoje", explicou Alkatiri.

"Foi uma visita de amigos. Eu disse ao presidente que não estava em Darwin para discutir assuntos políticos. Isso fica para depois do seu regresso às funções", acrescentou.

Segundo Alkatiri, o Presidente quer acompanhar cada vez mais o que se passa em Timor-Leste e está completamente consciente do que se passa em Díli. No entanto, as informações sobre a situação actual foram prestadas antes pelo Presidente interino", Fernando 'La Sama" de Araújo.

Mari Alkatiri foi portador de uma mensagem do Primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que enviou "um abraço" ao chefe de Estado em convalescença.

Cx/Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva que o nosso Presidente esta de saude.