sábado, 8 de setembro de 2007

Fernando Lasama: “Militantes da FRETILIN foram também vítimas”

O Presidente do Parlamento Nacional (PN), Fernando “Lasama” de Araújo, afirma ter recebido informações de que os casos acontecidos na parte Leste (Baucau, Viqueque e Lospalos) causaram vítimas não só por parte de militantes do PSD e do PD mas também entre militantes dos partidos FRETILIN, ASDT, UNDERTIM, CNRT, etc.

Fernando “Lasama” de Araújo pronunciou-se sobre este assunto aos jornalistas no “Uma Fukun” (Parlamento Nacional), após o encontro com nove representantes das vítimas dos acontecimentos provenientes de Baucau e Viqueque, na semana passada.

Os representantes das vítimas, nomeadamente, Sebastião Uairia, militante do PD, José Ildefonso, Coordenador do PSD do subdistrito de Quelicai, Madalena dos Santos, militante do PSD e Manuel dos Santos, militante do PSD, informaram que as suas casas foram incendiadas, incluindo também cinco vítimas do distrito de Viqueque.

Para este encontro, o Presidente do PN, Fernando “Lasama” de Araújo, convidou o Procurador-Geral da República, Dr. Longuinhos Monteiro, o Secretário de Estado de Defesa Júlio Tomás Pinto e o Secretário de Estado de Segurança, Francisco Guterres.

Após o encontro, Fernando “Lasama” de Araújo explicou aos jornalistas que, com base em informações obtidas pelo Parlamento Nacional, as vítimas dos acontecimentos na parte Leste não foram apenas militantes do PD e PSD, incluindo também militantes da FRETILIN, UNDERTIM, CNRT, e ASDT que viram as suas casas e bens danificados e incendiados.

«Fomos informados de que as vítimas do acontecimento não foram apenas militantes deste ou daquele partido mas foi o povo em geral. O povo perdeu os seus bens, as suas casas foram incendiadas e danificadas», explicou.

Acrescentou que a situação na zona leste está, no geral, a normalizar-se, apesar da ocorrência de rumores e ameaças. As vítimas exigem ao Parlamento Nacional que transmita ao Governo e à UNMIT que assumem a responsabilidade de segurança para garantir a segurança na parte Leste, ou seja nos distritos de Baucau e Viqueque, essencialmente nos subdistritos de Uatulari, Uatucarbau, Venilale e Baucau.

«Convidei logo os dois Secretários de Estado, Defesa e Segurança e o Procurador-Geral da República (PGR) para obter informações relativas às medidas tomadas para resolver a situação na Zona Leste», salientou Lasama.

Segundo o Presidente do PN, por sua parte pediu ao Secretário de Estado da Segurança para reforçar o número de membros da Polícia nas zonas dos acontecimentos e para dar também atenção aos polícias indisciplinados e à falta de imparcialidade nos serviços. Convocou também o Secretário de Estado da Defesa para elaborar um estudo a fim de colaborar nessa área, baseando-se nas Leis em vigor para resolver a situação.

Lasama destacou ainda que segundo informações dadas pelos representantes, as vítimas que vivem nos campos de deslocados são, neste momento, cerca de mais de 6 mil. Questionado sobre a posição do PN relativamente à situação na parte Leste, o chefe do órgão legislativo respondeu que o Parlamento Nacional encaminhou esta questão aos órgãos competentes, em particular à Secretaria de Estado da Defesa, à Secretaria de Estado da Segurança, incluindo o Procurador-Geral da República (PGR), os quais explicaram as medidas tomadas para resolver a situação.

«Ouvi estas autoridades competentes, que estão a tomar medidas significativas. Por exemplo, o Procurador-Geral da República informou que, em Baucau, foram capturados mais de cem homens pela Polícia e há mais de 30 membros em processo de julgamento e prisão preventiva», informou.

Não comentam

Na mesma oportunidade quando os jornalistas se dirigiram ao Procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro, Secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto e Secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres, os mesmos rejeitaram fazer qualquer comentário.

Por parte das vítimas, elas também não deram quaisquer informações aos jornalistas e nem estes tiveram tempo de tirar fotografias, porque após a apresentação das queixas ao Presidente do PN as vítimas regressaram logo às suas casas. JNSemanário.

Sem comentários: