domingo, 2 de setembro de 2007

Timor Leste: Inaugurado sistema de abastecimento de água da Ilha de Ataúro

Um sistema de abastecimento de água para mais de metade da população , em frente a Díli, foi inaugurado ontem pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português.
A inauguração do Sistema de Captação e Distribuição da zona leste da Ilha de Ataúro, um projecto das Águas de Portugal (ADP) Timor-Leste, ocupou o terceiro dia da visita oficial de João Gomes Cravinho ao país. A cerimónia de inauguração decorreu na aldeia de Pala, na presença do ministro das Infra-estruturas timorense, Pedro Lay, e do secretário de Estado da Electricidade, Água e Urbanização, Januário Pereira. O projecto serve cerca de cinco mil dos nove mil habitantes da Ilha de Ataúro, uma das zonas mais pobres de Timor Leste, a cerca de duas horas de barco a norte de Díli e onde a rede viária é quase inexistente.
Desde a captação da Ribeira de Berau, na parte sul de Ataúro, à aldeia de Akrema, na ponta norte da ilha, a obra incluiu a montagem de 30 quilómetros de conduta principal e a construção de três reservatórios na Vila, Beloi e Dota. O projecto inaugurado ontem inclui cinco novas redes locais de distribuição, reabilitação de duas redes locais já existentes e a instalação de 32 fontanários públicos. Ao longo da execução do sistema, a ADP Timor Leste dinamizou campanhas de socialização da população e a formação de técnicos locais, afirmou o responsável do projecto, Ricardo Costa Pereira.
As Águas de Portugal estão em Timor Leste desde o ano 2000. Em 2003 foi criada a ADP Timor Leste, cujo primeiro projecto foi a reabilitação do sistema de abastecimento de água de Baucau, a segunda cidade do país. A ADP Timor Leste é uma das empresas fundadoras da Câmara de Comércio e Indústria Timor Leste Portugal, criada em Agosto de 2003.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora so falta o Casino.