segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Polícia prendeu seis polícias no distrito de Viqueque


A Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da Polícia Nacional timorense (PNTL) procedeu a detenções de seis polícias no distrito de Viqueque, confirmou hoje o chefe-interino da missão internacional, general Eric Tan.


As detenções, em duas operações separadas da UIR durante o fim-de-semana, estão relacionadas com a investigação aos incidentes no leste do país após a indigitação do novo primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Foram também detidos dois civis em relação com os ataques contra casas e pessoas na região leste.

"Consideramos que esses incidentes em Agosto foram os mais graves no país desde a crise de Abril e Maio de 2006", afirmou Eric Tan, responsável do sector de Segurança da UNMIT e chefe em exercício da missão, na ausência do representante-especial do secretário-geral, Atul Khare.

Entre os seis polícias detidos encontram-se o comandante distrital da PNTL de Viqueque e o comandante do subdistrito de Uatulari, na costa sul, adiantou Eric Tan na conferência de imprensa semanal da UNMIT.

Cinco dos seis elementos da PNTL foram detidos em Uatulari.

"A situação de segurança continua a melhorar em todo o país mas é ainda volátil em alguns locais", declarou Eric Tan.

"No último mês, o esforço da Polícia foi no sentido de estabilizar a situação, o que foi conseguido. Nos próximos tempos poderão ver que a máquina de justiça começou a funcionar", acrescentou o chefe interino da UNMIT.

Sobre o major fugitivo Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar acusado de rebelião e homicídio, Eric Tan explicou que "os requisitos foram claramente definidos" para o desenlace das negociações em curso.

"Esses requisitos não mudam: entrega de armas, acantonamento e entrega do major Alfredo Reinado à justiça", adiantou Eric Tan.

"A única coisa em discussão é a modalidade de aplicação desses requisitos", concluiu.

Sem comentários: