quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Bispo Ricardo : “ 2008, Ano de Renovação”

O Bispo da Diocese de Díli, Dom Alberto Ricardo da Silva, através da celebração eucarística de despedida do ano de 2007, Segunda-feira (31/12) à noite na Igreja Catedral de Díli, afirmou que 2008 é um ano de renovação de todos os defeitos, destruições e divisões e tudo o que influenciou cada indivíduo para cometer o pecado.

«Os defeitos cometidos em 2007 devem ser corrigidos, deixados, esquecidos e pensar naquilo que deve ser feito em 2008», apelou o Bispo Ricardo na sua homilia.

O Bispo salientou que os pecados cometidos pelos cristãos em 2007 devem ser arrenpedidos e devem pedir perdão a Deus Pai, porque é Ele que está a emprestar a vida aos cristãos sobreviventes para fazer serviços no mundo.

Explicou mais uma vez que o espírito do Altíssimo descerá sobre os cristãos no mundo para fortalecer e reforçar a justiça, segurança e paz para toda a gente. Portanto como povo de Deus deve acreditar e ter confiança em Deus Pai e assim de hoje em diante poderá ter uma vida melhor.

Para viver feliz no mundo será necessário rogar a Deus a verdadeira sabedoria que vem de Deus para abrir a nossa consciência, iluminar os nossos caminhos e os nossos comportamento de dia e de noite.

A sabedoria do céu é uma grande sabedoria. Uma sabedoria cheia de paz, de simpatia, generosidade, justiça, desenvolvimento de paz e amor. Portanto toda a gente deve ter paciência, e aprender a sabedoria vinda do céu.

O Bispo realçou que só a sabedoria vinda do céu resolverá os problemas da Nação, os crimes, a violência, a injustiça, e a corrupção poderão ser exterminadas no seio do povo e o povo poderá viver livre e com dignidade.

Para obter a sabedoria vinda do céu, segundo o Bispo, o evangelho da Missa desta noite relembra-nos que qualquer indidíduo que viva segundo os ensinamentos de Jesus Salvador, ama sinceramente a Cristo, a graça de Deus o amará e a luz de Cristo permenecerá nele e terá uma vida melhor.

«Todos nós devemos estar aptos e esforçarmo-nos em 2008 para que este ano se encha de virtudes, coisas novas e valorosas para o bem-estar de todos os timorenses e a sua verdadeira felicidade», afirmou o Bispo.

Estes comportamentos devem partir dos governantes da Nação e dos líderes da Igreja para descer até a base, tomar decisões para renovar a nossa vida em 2008 em união com Cristo.

A graça e o poder de Deus estarão em cada indivíduo através de orações diárias, da Santa Missa e da comunhão contínua durante todo o ano. Os mandamentos da lei de Deus e os mandamentos da Santa Igreja demonstram o caminho da luz, da verdade e do amor.

Timor-Leste é uma pequena ilha com a sua população por volta de 1 milhão de pessoas, de Tutuala a Oecusse, Suai a Ataúro, deve servir uns aos outros como uma só família, dando as mãos uns aos outros, criar a justiça e a verdade e dar alegria uns aos outros de dia e de noite. Segundo a observação do jornalista do Jornal Nacional Diário, a Missa de despedida do ano decorreu num ambiente de paz e teve uma enorme participação dos cristãos da Paróquia de Vila Verde, Catedral, Díli, JNSemanário .

Sem comentários: