terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Suharto: Xanana assiste a funeral «para esquecer o passado»

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, assiste hoje ao funeral do ex-ditador indonésio Suharto, que em 1975 ordenou a ocupação da antiga colónia portuguesa, durante a qual foram mortos cerca de 200.000 timorenses, anunciou fonte oficial.

O porta-voz do Governo, Agio Pereira, informou que Xanana Gusmão partiu na manhã de hoje de Díli com destino a Solo, Java Central, onde será enterrado Suharto, falecido no domingo, em Jacarta, aos 86 anos, após 23 dias de internamento hospitalar.

«A presença do nosso primeiro-ministro no funeral de Suharto significa que queremos esquecer o passado e encarar as futuras relações entre os dois países de uma maneira positiva», indica um comunicado oficial.

Agio Pereira sublinhou que Xanana Gusmão «irá ao funeral do ex-presidente como expressão de reconhecimento e gratidão do povo de Timor-Leste a Suharto por aquilo que fez de positivo no país durante os 24 anos de ocupação indonésia».

O porta-voz acrescentou que as tropas indonésias, sob a ditadura de Suharto, assassinaram muitos civis e independentistas nesse período, mas que as forças ocupantes também contribuíram para o desenvolvimento das infra-estruturas e recursos humanos de Timor.

A 17 de Janeiro, quando Suharto completava duas semanas de hospitalização, o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, pediu aos timorenses que perdoassem o ex-ditador.

Diário Digital / Lusa

28-01-2008

Sem comentários: