quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Lula anuncia que pretende visitar o Timor Leste em junho

Brasília, 30 Jan (Lusa) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que pretende visitar o Timor Leste em junho deste ano, numa viagem que incluirá ainda passagens pela Indonésia e Vietnã.

"Eu pretendo que alguns ministros brasileiros viajem antes de eu chegar lá", afirmou Lula durante um encontro com o presidente timorense, José Ramos Horta, em Brasília.

O presidente brasileiro também sugeriu a criação de uma universidade à distância dedicada ao Timor Leste, por meio da parceria com uma universidade brasileira, para oferecer cursos de formação de professores.

"Isso é plenamente possível", afirmou Lula, ressaltando que o Brasil possui uma "ligação profunda" com o país asiático e tem a "obrigação de contribuir para que o Timor Leste possa consolidar a sua soberania total".

Em seu discurso, Lula disse ainda que "as Nações Unidas devem permanecer no país pelo tempo que os timorenses julgarem necessário. É o marco jurídico multilateral que deve nortear a cooperação prestada pela comunidade internacional à jovem nação, que tem demonstrado compromisso firme com a paz e a democracia".


Relações internacionais


O presidente brasileiro afirmou que, apesar da recente crise, o Timor Leste "recuperou-se e realizaram-se com êxito, em 2007, eleições parlamentares e presidenciais".

"A cooperação brasileira está concentrada em atividades essenciais à construção dos seus pilares institucionais, como educação, justiça, segurança e formação de mão-de-obra básica", disse.

Lula citou ainda o Centro de Formação Profissional em Bekora, financiado pelo Brasil, que treina profissionais nas áreas de construção civil, vestuário, informática, entre outras, para "ajudar a construir o futuro do país".

O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta encerrou nesta quarta-feira a agenda oficial da visita ao Brasil, iniciada no Rio de Janeiro há dois dias. Na quinta-feira, o governante viaja novamente à capital fluminense, retornando em seguida para o país asiático.

Sem comentários: