quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Salsinha : PR Horta Promete Halo Triazen Petisionariu

Edition: 21 January 2008

SUAI – Porta vos Petisionariu, Tenenti Gestao Salsinha hatete, Prezidenti Republika (PR) Jose Ramos Horta aseita atu halo triazen ba petisionariu no mos ba membru F-FDTL ativu.

Salsinha haktuir lia hirak nee ba jornalista sira iha Suai, Kinta (17/1), relasiona ho inkontru nebee PR Horta halo ho sira inklui Major Alfredo iha Maubisi, foin lalais nee. Salsinha hateten, hasoru malu ho PR Horta iha Maubise, Petisionariu hatoo proposta ba PR Horta hanesan mos Komandanti Supremu atu halo triazen iha F-FDTL. Nunee, katak Salsinha, PR Horta aseita atu halo triazen ba membru petisionariu no mos sira neebe sei ativo iha komando F-FDTL.

“Ami sei fiar nafatin ba PR Horta hanesan ami nia komandanti, katak desizaun hotu nia so bele iha kompetensia sei nia rasik aseita ona katak sei tuir triazen, sei konsidera nafatin ami nee militar i ami rasik mos sei defende ami nian aan tuir povu hatete katak ami sei militar,” Salsinha dehan. Rekrutamentu nee sei la bele realiza, tanba desde Petisionariu sai, komando F-FDTL ativu la iha treinamentu foun ida. Nia dehan, se atu rekruta bele rekruta ba ida neebe mak seidauk liu husi treinamentu, tanba Petisionariu treinadu nanis kedas.

Salsinha komenta tan, nomeasaun Taks Force nee hare liu ba kazu Major Alfredo deit. Signifika, iha intrese hakarak fahe grupu nee rua i sira preokupa ba grupu Major Alfredo tanba iha kilat, mas petisionario la iha kilat. Tanba nee, Salsinha dehan tenik, sira buka oinsa problema Petisionario nee taka deit ou husik deit la iha preokupasaun ida ba petisionario i sira hakarak koalia ba Major Alfredo. qui

1 comentário:

Anónimo disse...

Informar:

Anônimo Anônimo disse...

Correcao:
1-Horta nunca foi da Fretilin mas da ASDT.

2- O unico golpe de estado foi feito em 1975 pelo Nicolau Lobato contra Xavier. Estando contra Xavier, o povo deixou de o proteger, caindo assim facilmente nas maos da Indonesia. Xanana no entanto foi sempre protegedo pelo povo timorense.

3-No ano 2006, Fretilin distribuiu armas aos seus simpatizantes (civiz e militares)e o Vice-Presidente da Fretilin foi preso e encontra se a servir 7.5 anos de prisao.
A meu ver, a destribuicao de armas aos civis foi um acto criminoso com a intencao de derrubar futuros governos que nao seja a Fretilin. Fretilin estava a preparar-se para um golpe armado.

Rajada

23 de Janeiro de 2008 16:12
Anônimo Anônimo disse...

A Susana veja bem estas correções do Rajada porque certamente que chegará a outras conclusões.
Acho que vai bem e continue. Se não o fizer será uma pena.
Timor precisa é das verdades. Mentiras é o que mais tem destes governadores.

23 de Janeiro de 2008 17:20
Anônimo José pereira disse...

Olá SUSANA
Vou querer a continuação.
Apesar de possiveis erros pontuais e menos importantes, a realidade é que a fretilin ganhou as eleições e o poder foi assaltado pelo poder vigente (igreja, xanana, horta)
E o que é entregue ao seu POVO ?
R E S T O S ?
é sempre a mesma vergonha!!!!!!!!!!

x a n a n a - V E R G O N H A
r a m o s - V E R G O N H A

NÃO SE GOVERNEM !

GOVERNEM PARA O POVO QUE ENGANARAM!!!!

23 de Janeiro de 2008 22:25
Blogger PAULA PEREIRA disse...

Olá Susana não desista de denunciar a mentira, a hipocrisia e todas as injustiças e todos os nojos globais que nos rodeiam.
É de pessoas como voçê que este país precisa.
Beijos

Paula

23 de Janeiro de 2008 23:42
Anônimo Anônimo disse...

Vejam lá isso que provavelmente há alguns equívocos de princípio e não levem a mal haver pessoas que não concordam com as vossas posições. Se fizerem uma análise abrangente verão que o estratega que Xanana tem sido ao longo da sua vida em nada se compara com a vossa estratégia e tão pouco com tentativas de desestabilização. Pensem mas é no povo timorense que está fartinho de ser enganado.

24 de Janeiro de 2008 2:24
Anônimo Anônimo disse...

Nunca disse que não deveriam defender as suas próprias posições, seja quem for. Coisa que por estes lados, pelos vistos, está completamente colorida da mesma cor.

Vá lá, ponham-se mas é a trabalhar no apoio para que as coisas corram pelo melhor. Não sejam tão facciosos que disso estão fartos também aqueles que vos ouvem continuamente serem malcriados. Embora, certo é também, que há pessoas que vos tratam mal, não sendo esse o meu caso e o de muita gente que vos acompanha também... aqui ou noutros locais. A net, embora aparentemente, é um espaço livre onde cada pessoa se pode manifestar. É isso que está a acontecer. Uns mais que outros. É o que há. Pelo que não seja tão precipitada na análise pois pelo menos há gente que pensa de outra maneira e só há que haver respeito, pois da discussão faz-se luz.

Por Timor-Leste sempre!

24 de Janeiro de 2008 2:28
Anônimo Anônimo disse...

Susana,

pessoalmente nao acredito em peritos de ultima hora que com umas leituras aqui e acola pensam estarem posicao de falar com autoridade seja la do que for. Enganam-se a si proprios.

Ha ja algum tempo que tenho notado muitos avisos seus em varios outros blogues "venha ler o meu blogue", "visitem o meu blogue", "por favor",etc. Pois hoje decidi visitar o seu blogue e devo dizer que nao ganhei nada com isso pois nao ha aqui qualquer coisa nova.

Este seu texto, Susana, nao tem nada de 'arrojado' como voce pretendia e' sim o outro exemplo de 'mais do mesmo' da campanha vermelhusca/fretilinesca contra Xanana, Horta e outros que se recusam a aceitar que o mundo devia ser pintado de vermelho e muito menos Timor Leste.

Antes de voce aparecer com este blogue ja outros faziam este servico de propaganda partidaria em defesa da Fretilin tais como o TimorOnline e TLN para citar alguns. O seu nao e' nada de novo.

Transcrevo aqui um comentario de um anonimo feito no TLN (espero que nao se importe) com o qual concordo a 100% e poderia aumentar ainda mais mas nao o vou fazer para nao perder mais tempo.

"Anónimo disse...

Respondendo ao Comment de Susana Charrua no seu Blog ttp://susana-charrua.blogspot.com/ -

NOJO GLOBAL

Cara Susana

Começo pelo fim do seu Post - "se entendo alguma coisa da trapalhada que vai no país de cidadãos tão massacrados e de políticos tão insensíveis..." devo dizer-lhe que não, não entende quase nada.

Com o devido respeito, e não perdendo mais tempo do que o seu grosseiro post merece (refiro-me ao seu blog) dir-lhe-ei apenas que não basta ler algumas coisas para entender a complexa situação actual de Timor.

É preciso ter vivido e acompanhado os factos que se têm passado ao longo destes 32 anos, conhecer bem os actores e todo o seu percurso , não só o de agora, ter alguma Visão e sentido estratégico, que a si de todo falta!

É preciso conhecer bem a história da Resistência, quem fez e escreveu o quê, quando e como, para entender Timor hoje. Não basta ler uns blogues e uns jornais...

Olhe, e já agora, não se incomode a escrever uma segunda parte, na primeira já se espalhou demais! Abstenha-se de comentar aquilo que está para lá do seu entendimento, fique-se pela política do seu país que já tem aí pano para mangas!

Passe bem!

24 de Janeiro de 2008 10:18"

24 de Janeiro de 2008 5:02
Anônimo Anônimo disse...

Passei pelos varios blogs e vi as mesmas coisas...so falam sem ter uma pesquisa porfunda de ambos lados mas mais inclinado so para um lado como faz a Susana.

O pior...estao criar uma opiniao publica com noticias erradas...

Depois de 24 de sofrimentos sera que Timor precisa dessas calunias todas? Todos a quererem por o garfo ferrugento no prato de Timor. Quo vadis Timor?

Um Timorense

24 de Janeiro de 2008 5:57