quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

UN: Sobram muitos desafios a Timor-Leste

"População tem grandes expectativas nas melhorias concretas da qualidade da sua vida quotidiana", diz Ban Ki-moon, que pede apoio a longo prazo para o país

Timor-Leste enfrenta ainda enormes desafios que exigem o apoio a longo prazo da comunidade internacional ao território, defendeu o secretário-geral das Nações Unidas, no relatório divulgado esta quarta-feira. “A população tem grandes expectativas nas melhorias concretas da qualidade da sua vida quotidiana, ainda marcada pela pobreza generalizada e pelo desemprego”, concretizou Ban Ki-moon.

O país – o mais jovem desde a sua independência em 2002, depois de mais de 20 anos de ocupação indonésia –, caminha para a normalidade, depois de um ano de 2007 com um processo eleitoral longo, com eleições presidenciais e legislativas. No entanto, as feridas abertas com os confrontos do último ano, por uma alegada disparidade entre os habitantes das regiões oriental e ocidental, resultaram na morte de pelo menos 37 pessoas e na deslocação de 155 mil timorenses – cerca de 15 por cento da população.

“Mas este primeiro ano do novo Governo e do Parlamento continua a ser um momento delicado para o país”, concluiu o secretário-geral no último relatório ao Conselho de Segurança sobre a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT, na sigla inglesa). O documento abrange o período de 21 de Agosto de 2007 a 7 de Janeiro de 2008.

2 comentários:

Susana Charrua disse...

Bom dia!
Já que aquilo que escrevi sobre Timor suscitou tanto interesse por parte de tantos que debatem o que se passou e passa em Timor-Leste, quero convidar-vos para darem uma vista de olhos em nova exposição que faço no Despertar Consciências sobre o tema.
Fico muito agradecida a todos vós, pela atenção que me dispensam.

Anónimo disse...

bypass ragnar daylong ljdkjhxsj unlikely conductivity errors admit heavy kenyan resrichard
semelokertes marchimundui