sábado, 19 de janeiro de 2008

PM Xanana Gusmão : “Não é necessário citar quem lutou e quem não lutou”

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão afirmou que o ano 2008 é um ano de reformas administrativas mas para que isso possa acontecer, deve haver também, uma mudança de comportamentos. Em 2008 não é necessário citar quem é que lutou e quem é que não lutou. 2008 é o ano para servir o povo.

Xanana Gusmão falou sobre esta questão no seu discurso de Natal no Ministério de Economia e de Desenvolvimento, no Fomento em Díli.

Afirmou que neste ano, todos devem dar contribuição para servir o País. O Governo tem um mandato de cinco anos, mas os funcionários devem cumprir as suas funções como servidores do Estado e do povo. Quando falamos de 2008 o ano da reforma, significa que devemos alterar também os nossos comportamentos, as nossas mentalidades e são os nossos sacrifícios que devemos demonstrar.

«Não quero falar de nacionalismo nos Ministérios, falamos do professionalismo nos tempos de serviço. Não é necessário citar sobre quem mais lutou e quem não lutou, todo o povo sofreu para ganharmos hoje a independência, não há um grupo ou um indivíduo que não quis lutar», revelou Xanana.

Xanana advertiu para que não coloquemos o problema do nacionalismo, esse problema, temos que o deixar para trás. Agora é tempo desenvolver o futuro, o Ministério de Desenvolvimento e Economia é um Ministério que deve traçar os planos de desenvolvimento para Timor-Leste, para que no futuro o povo não passe fome. O importante é que o povo não passe fome na independência com um sonho de ter uma vida melhor.

«Tenho esperança que toda a gente poderá desempenhar as suas funções nas Instituições segundo o sistema de desenvolvimento para servir», salientou.

Acrescentou ainda, que este sistema funciona devido ao sistema democrático que visa levar o povo a uma vida democrática. Na independência devemos mostrar as nossas capacidades, as nossas especialidades para o País, através de novas medidas, novas maneiras no processo de desenvolvimento.

O processo de desenvolvimento não é um processo onde tenhamos que ficar calados, os funcionários devem ter motivação, visão e missão para contribuir de uma forma positiva para o país, para a sua Nação. Devemos afirmar que podemos fazer qualquer coisa, em vez de pensar apenas nos salários mensais, sem realizar as suas funções.

Peço aos funcionários para servir o povo, porque o povo é que está no nível mais alto, valorizar as Instituições do Estado sobretudo o próprio Governo. Portanto o Ministério de Economia e Desenvolvimento e os outros Ministérios, devem procurar um novo caminho e um novo plano para desenvolver Timor-Leste. Espero que dentro de cinco anos tenhamos feito coisas positivas para a nossa Nação. Como Chefe do Governo peço a todos os funcionários para servir.

«Muitos assuntos devem ser reformados, eu próprio no Gabinete do Primeiro-Ministro vou fazer reformas em todos os Ministérios, para estabelecer o sonho de servirmos a Nação e o povo, resolver as dificuldades e os sofrimentos do povo. Como servidores do Estado não temos outra função senão servir, portanto devemos ter o espírito de servir», afirma Xanana.

Peço aos funcionários, e a todos os Ministérios neste novo ano para terem uma confiança permanente, não estou a falar que alguns são permanentes e outros são temporários. Dentro de cinco anos o Governo é substituído, é necessário demonstrar e desempenhar melhor as nossas funções. Peço todos para que no novo ano de 2008 devemos ter consciência e demonstrar os nossos sacrifícios para servir o nosso País.

Temos que cuidar o Amor do Natal até o próximo Natal, trabalhando até a “meia-noite”, para a nossa Nação progredir.

JNSemanário .

Sem comentários: