sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Briga de grupos rivais no Timor-Leste deixa 15 feridos

Díli, 4 Jan

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, entre elas duas crianças, e cerca de 20 casas foram incendiadas durante os confrontos de hoje entre grupos rivais de praticantes de artes marciais no distrito de Suai, 97 quilômetros ao sul de Díli.
A Polícia timorense informou que a situação ainda é tensa em Suai. Esta manhã as forças da ordem deram vários tiros no ar para dispersar os brigões. Contingentes da UNPol, a Polícia da ONU, e da Guarda Nacional Republicana de Portugal foram ao local.

O inspetor Afonso de Jesus disse aos jornalistas que a explosão de violência começou com uma briga entre membros do grupo Sete Sete com o Persaudaraan Setia Hati Teratai, formados por jovens pertencentes a academias de artes marciais.

"Por enquanto não há vítimas mortais, mas há 15 feridos, dois deles crianças, vítimas inocentes da batalha entre esses grupos", disse o policial. Ele não soube dizer se a Polícia realizou detenções.

Os grupos rivais de artes marciais estiveram também envolvidos na onda de violência que explodiu no Timor em meados de 2006, e que deixou ao país à beira da guerra civil. EFE flg mf