sexta-feira, 20 de julho de 2007

Fretilin satisfeita com «progresso» nas negociações



A Fretilin, que venceu as legislativas em Timor-Leste sem maioria absoluta, declarou hoje a sua «satisfação pelo progresso das negociações» para a formação de um novo governo e reiterou que o partido vai designar o próximo primeiro-ministro.

«O objectivo da Fretilin e do Presidente da República nestas negociações é encontrar uma solução definitiva que trará estabilidade ao país», afirmou o secretário-geral do partido, Mari Alkatiri.

«É por isso que convidámos todos os partidos para formar um governo de grande inclusão», acrescenta Mari Alkatiri, citado pelo comunicado do partido.

«Ainda não se atingiu nenhum acordo mas estamos satisfeitos com o progresso das negociações».

O ex-primeiro-ministro integra, com Francisco Guterres «Lu Olo», presidente do partido, a equipa negocial da Fretilin nas negociações para encontrar governo e programa na sequência das eleições de 30 de Junho.

A Fretilin venceu as legislativas com 29,02 por cento dos votos.

Quinta-feira, sob iniciativa do Presidente da República, dirigentes de todos os partidos políticos com assento no novo parlamento reuniram durante todo o dia numa comunidade religiosa nos arredores de Dare, uma localidade na montanha a sul da capital, numa ronda que continua segunda-feira.

O secretário-geral da Fretilin reitera que o partido «tem o direito constitucional de indicar o primeiro-ministro e o partido indicará o primeiro-ministro do seu Comité Central».

O comunicado da Fretilin refere que «o maior partido timorense» está neste momento envolvido em «negociações bilaterais» com o Partido Democrático (PD), a Associação Social Democrática de Timor-Leste (ASDT), a UNDERTIM e a Aliança KOTA-PPT.

«Estamos também a negociar com o CNRT (Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste) através do Presidente da República».

O PD, o CNRT e a coligação da ASDT com o Partido Social Democrata (PSD) formaram uma Aliança para Maioria Parlamentar que propõe um governo alternativo à Fretilin.

«Estas negociações centraram-se em políticas e programas para o desenvolvimento nacional», acrescenta o comunicado da Fretilin.

Mari Alkatiri agradece os esforços de José Ramos-Horta para resolver o impasse pós-eleitoral.

«A conduta do Presidente da República até ao momento tem mantido a integridade e o respeito pela Constituição de Timor-Leste e ele tem-se esforçado para que os partidos encontrem uma solução aceitável», acrescentou Mari Alkatiri.

Diário Digital / Lusa

20-07-2007 10:05:00

4 comentários:

Anónimo disse...

«A conduta do Presidente da República até ao momento tem mantido a integridade e o respeito pela Constituição de Timor-Leste e ele tem-se esforçado para que os partidos encontrem uma solução aceitável», acrescentou Mari Alkatiri.

Esperemos com calma porque até ao lavar dos cestos é vindima.

Anónimo disse...

Tanto o Mario como a Xavier nao participaram. Parece me uma estrategia contra Fretelin.

Para que se preocupar tanto com ser ou nao ser governo? Desta vez quem for ao governo quer queira quer nao vai ter que fazer um programa que satisfaca a todos para passar. Ate' quem vai governar com a chave nas decisoes, poderia ate ser a UNDERTIM e a PUM. AMP sabe diso e esta a penas a esticar Fretelin. AMP indo ou nao ao governo ja ganhou a batalha nas eleicoes derubando a maioria da Fretelin.

Diga se estou errado.


J00J

Anónimo disse...

Vendo esta foto, Alkatir, Ana e Hta e vais uns tantos, devem estar todos tristes por ver um grande amigo deles na prisao e as promessas de o libertar nao estarem a concretizae-se.

Bolas

Anónimo disse...

A AMP não ganhou a batalha das eleições porque a AMP nem sequer se apresentou às eleições.

A única que ganhou a batalha das eleições foi a Fretilin que foi quem teve mais votos.