terça-feira, 10 de julho de 2007

Timor Leste :Quatro partidos constituem AMP, assinam memorando



Os quatro maiores partidos da oposição em Timor-Leste assinaram hoje um memorando para a constituição da Aliança com Maioria Parlamentar (AMP), preparando uma estrutura comum para o caso de formarem governo.

O memorando de entendimento «põe em marcha os preparativos da aliança para que, se o Presidente da República nos convidar a formar governo, a AMP avance de imediato», afirmou à agência Lusa um dirigente do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT).

Além do CNRT, integram a AMP a coligação da Associação Social Democrática Timorense com o Partido Social Democrata (ASDT/PSD) e o Partido Democrático (PD).

O Partido de Unidade Nacional (PUN) apoia a aliança de oposição sem a integrar formalmente.

O CNRT, que obteve 24,10% nas legislativas de 30 de Junho, manifestou-se «disponível para considerar iniciativas de entendimento» com o partido mais votado, a Fretilin, que obteve 29,02 por cento dos votos.

A Fretilin endereçou cartas a todos os partidos com assento no Parlamento eleito, avançando com a ideia de um governo de «grande inclusão».

O memorando da AMP será apresentado às 09:30 de sexta-feira (01:30 em Lisboa).

O mesmo dirigente do CNRT afirmou à Lusa que «está muito difícil» encontrar uma plataforma comum entre a AMP e a Fretilin.

«Não é só difícil entre os dirigentes. Os nossos eleitores ligam para aqui a perguntar o que pensamos fazer aos cem mil votos que nos deram», explicou o dirigente, que pediu para não ser identificado.

«Os nossos colegas da Fretilin dizem-nos que têm a mesma pressão das bases», acrescentou a fonte depois de ser mais uma vez interrompida pelo telemóvel.

«O entendimento mais difícil da Fretilin não é sequer com o CNRT, mas com a ASDT/PSD», concluiu o dirigente do partido de Xanana Gusmão.

Pelo memorando de entendimento hoje assinado, os quatro partidos da AMP pretendem conciliar os seus recursos numa única estrutura, algo que será estudado por um grupo técnico.

Diário Digital / Lusa

10-07-2007 15:20:00

2 comentários:

Anónimo disse...

Então amigo Manufahi, não andam por aí a perseguir o Major Reinado?

Dizem que os ozzies andam a sobrevoar a zona e que há uma operação em curso por causa do Reinado...
Como é? Há novidades?
Muito obrigado.

Um abraço

JP

Anónimo disse...

Caro JP,

Nao existe cerco ao Reinado, somente um cerco O VAZIO para agradar aos chefes em Dili e Australia e UN.

Quanto ao salvo conduto, foi apenas um truque para baixar guarda.

O Rreinado nao esta a perceber que as discussoes antecedentes foram todos no campo legal de que ele era militar. Logo que adquerio o titulo civil ele passa a um civil ilegalmente armado, e sendo assim a tropa Internacional ou Australiana tem um mandato para o prender.

AINDA VAI HAVER TIROTEIO E MAIS MORTES SE NAO TENTAREM UMA SOLUCAO PACIFICA EM VEZ DE RECORRER AS ARMAS.

amigo de Manufahi-Timor Leste.