segunda-feira, 30 de julho de 2007

Timor Leste: Dois candidatos disputam o Parlamento até 3ª feira no Timor



29-07-2007 10:25:44

Díli, 29 Jul (Lusa) - Dois candidatos disputam a Presidência do Parlamento no Timor Leste. Aniceto Guterres, da situacionista Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), e Fernando (La Sama) de Araújo, da Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), são os candidatos da escolha que deve ser feita até terça-feira.

A Fretilin venceu as eleições legislativas de 30 de junho sem maioria absoluta, com 29,02% dos votos válidos, enquanto os quatro maiores partidos da oposição (CNRT, ASDT/PSD e PD) constituíram a chamada AMP.

A escolha de Guterres, aprovada hoje pelo Comitê Central da Fretilin, foi justificada pelo "seu envolvimento na luta de libertação nacional e na defesa consistente e intransigente dos direitos humanos".

Um comunicado da Fretilin, divulgado no início da noite deste domingo em Díli (manhã no Brasil) acrescentou "as suas qualidades em termos de clareza de princípios, integridade e capacidades de liderança".

Guterres é membro do Conselho de Estado e co-fundador da organização de Direitos Humanos Yayasan HAK. Foi também membro de uma das principais organizações estudantis, a Renetil, durante a ocupação Indonésia do território timorense.

A Renetil foi liderada por La Sama e foi nas estruturas juvenis e clandestinas da resistência timorense que começou o percurso político do atual presidente do Partido Democrático (PD).

O líder da Renetil, preso pela Indonésia, passou seis anos e quatro meses na cadeia de Cipinang, Jacarta, a mesma onde esteve Xanana Gusmão, ex-presidente do Timor Leste e atual presidente da legenda oposicionista Congresso Nacional de Recontrução do
Timor Leste (CNRT).

"Foi nos anos de Cipinang que aprendi com Xanana, com outros prisioneiros políticos. A minha formação política vem de Cipinang", afirmou o líder do PD durante a campanha para as eleições presidenciais de 9 de abril.

La Sama foi o terceiro candidato mais votado no primeiro turno, muito próximo de José Ramos Horta, que no segundo turno conseguiu a vitória nas eleições presidenciais.

16 comentários:

Anónimo disse...

Eleito o Presidente do PN,

os partidos indicarao o seu candidato a P Ministro e

os deputados indicarao a sua escolha para o PR indigitar como PM e formar governo.

Simples e NOBRE.

VIVA O NOBRE DE PAZ E PR TIMORENSE

Anónimo disse...

Simplesmente anti-constitucional. A escolha do PM é da exclusiva responsabilidade do Horta e de rigorosamente mais ninguém.

Anónimo disse...

Estes tiranos da AMP querem o poder absoluta, querem a tirania.

Não bastava não respeitarem o resultado das eleições que deu a vitória à Fretilin, querem agora roubar os poderes do PR e apoderar-se deles, quiçá mara mais tarde o destituirem.

Os poderes de cada órgão de soberania estão na Constituição e a Constituição tem de ser respeitada.

Mas estes totalitários querem rasgar a Constituição e concentrar todos os poderes no bando dos quatro.

Não passam de uns aprendizes de ditadores.

Anónimo disse...

A Fretilin foi provado ditador durante cinco anos e nao vi esta gente criticar porque andaram todos metidos com a ditadura de Alkatiri.

Agorqa falam porque querem fechar os olhos de certos simpatizantes que ainda estao enrolados por eles. Olha que mais tarde ou mais cedo a verdade vem acima para todos como a verdade ja chegou a Fretilin MUDANCA.

A Fretilin Mudanca saiu por causa da incopetencia da lideranca no entanto certos cegos da CCF nao demitem certos lideres porque sao todos iguais e juntos no mesmo crime. O Rogerio Lobato, Vice Presidente da Fretilin, esta preso com uma sentenca de 7.5 anos devido a crimes cometidos contra humanidade, distribuicao de armas a civis para cometer crimes e matar a oposicao.

"Diz-me com quem andaz e dirte-ei quem es."

Timorense esfomeado por causa da incompetencia do Governo da Fretilin.

ZECA

Anónimo disse...

Ditadores são os que se apoderam dos poderes dos outros para benefício próprio e é mesmo o que é o bando dos quatro.

Ninguém votou neles, mas já se apoderaram dos deputados que o povo escolheu noutros partidos; querem apoderar-se da vitória de Fretilin e querem até apoderar-se dos poderes do presidente da república.

Estão-se marimbando das leis e deitam fora as que não lhes interessa e inventam outras.

São uns déspotas que não têm respeito nem pelos votos que o povo deu à Fretilin nem pelo trabalho dos deputados da Constituinte pois na primeira oportunidade querem mandá-la borda fora.

Anónimo disse...

Os déspotas e os vira-casacos estão todos na AMP, que é o bando dos quatro que não olha a meios para nos trazer a ditadura.

Já rasgaram a constituição porque até querem acabar com o Presidente da República.

Primeiro quiseram acabar com o Alkatiri mas agora já querem acabar com o Horta e não descansam enquanto não acabarem com todos os que não aceitam a sua ditadura.

Anónimo disse...

A incopetencia do Governo Fretilin tem fama a volta do mundo.

Fretilin esta cheio de incopetentes. O maior de todos e' o Alkatiri e Luolo no 2 incopetente.


Mudanca

Anónimo disse...

O bando dos dois (Alkatiri e Luolo)

Anónimo disse...

Afinal confirmam que agora o bando dos quatro até querem roubar os poderes ao Presidente da República para depois lhe darem um pontapé no cu e o despacharem para o exílio.

Anónimo disse...

Veja so Lasama eleito Presidente do Parlamento Nacional com 41 votos. Uma grande Vitoria do AMP.

Na votacao para PM vatos ter o mesmo ou ainda mais com certos elementos da bancada Fretilin votarem para XANANA como PM.

E o PR indigitara a escolha dos deputados.


Simplles e nobre

Viva o Nobel de Paz
Viva o nosso PR Homem de grande inteligencia. Grande comandante.

Alfredo

Anónimo disse...

E insistem na palermice de quererem roubar poderes ao PR. Que cambata de idiotas.

Anónimo disse...

O Alfredo honra de facto o nome do outro estupor, devem ambos estar num concurso de quem diz mais disparates. Anda desde 2006 a tentar derrubar o governo, agora também quer derrubar o PR. Coitado, nem uma galinha sabe matar o estupor.

Anónimo disse...

Desculpen la mas o Nome Alfredo e' usado em todo o mundo que fala portugues, nao foi inventado hoje.

Tem Alfredos que sao DR, ENG, etc.. e tem Alfredos que andam a pedir na esquina. Ate' na vossa familia devem ter um chamado Alfredo.

Eu sou Alfredo e este e' meu nome, se anda com problemas com o Alfredo que conhece va-se meter com ele e nao eu.

Seu estupido, burru e nao burro, cego,digo CEGO, ja nao consegue ver a verdade porque esta todo enrolado pelo seu fanatismo politico.

Alfredo

Anónimo disse...

Folgo saber que já ninguém apoia o Alfredo.

Anónimo disse...

Afinal já ninguém apoia mesmo o Alfredo, o que é um bom sintoma.

Anónimo disse...

Nem já o Lasama o apoio. Trepou às costas dele e agora que já tem o tacho está caladinho e já nada diz em defesa do palerma do Alfredo.