quarta-feira, 18 de julho de 2007

Timor Leste: Fretelin reconhece nao poder formar governo


Dili 18 de Julho 2007.

Conforme uma tiragem do jornal Timorense STL publicadas em tetum, o membro da Comite Central da Fretilin (CCF), Francisco Miranda Branco disse que a lideranca de Fretilin esta em vias de comunicar aos seus simpatizantes e o povo em geral, que fez os esforcos necessaries para formar um governo, mas os resultados obtidos durante as eleicoes parlamentares nao foram suficientes para governar sem uma alianca ou coligacao com outro partido.

Segue a nota retirada do STL em Tetum (Lingua Timorense):

Lideransa Fretilin sei publika ba povu maubere katak Fretilin halo ona esforsu makaas atu forma governu, maibe kadeira nebee Fretilin hetan iha eleisaun parlamentar la sufisiensti atu forma governu mesak tuir povu maubere nia hakarak.

Membru Comite Central Fretilin (CCF) Francisco Miranda Branco, hatete lia hirak nee ba STL, iha edifisiu Parlamentu Nasional, Dili, Tersa (17/7), bainhira komenta kona ba sirkutansia polemika governu rezultadu eleisaun parlamentar 30 Julho liu ba.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ja e' tempo para aceitar a incapacidade de formar governo. Na oposicao a Fretelin vai deitar a baixo muitos vicios, como a arrogancia e nepotismo.

Anónimo disse...

.....mas é que nem com a foto da bandeira ao lado, os senhores acertam? é FRETILIN, e nao FRETELIN.... pq timor é com i, certo...?!!
ah, ja agora, a maioria da FRETILIN no parlamento (uma maioria não tem que ser absoluta, pode ser simples, ou seja,relativa) pode formar governo sim senhor. pode é não ver o seu programa aprovado em votação parlamentar se os deputados do PN assim o entenderem. e se tal acontecer duplamente, o presidente da republica tem o direito e o dever de convocar outros partidos com assento parlamentar a formar governo.
estas são as regras constitucionais, e que respeitam a verdade do sufrágio.
mas gostaria de saber pq é q ninguem admite q sera mais honesto deixar o rio correr o seu caminho até ao mar, ie, deixar que aliança agora constituida exprima o seu veto ao programa de governo da FRETILIN, e propor-se entao a governar, perante as evidencias de falhanço do anterior governo.
sera q têm medo?
ah, só mais uma nota.... quem afirma que o povo votou contra a FRETILIN pq votou nos partidos da oposição, esquece-se de dizer q qdo se vota 1 voto, é a favor de 1 só partido (ou coligação pré-eleitoral) e portanto se vota contra TODOS os outros partidos, certo?! qual é a honestidade democrática em agora, depois das alianças de conveniência ( e diria de assalto ao poder) vir dizer q quem votou no PD estava afinal a votar a favor do CNRT ou da ASDT?!

Anónimo disse...

Uma garafa so esta cheia quando esta cheia. Fretilin nao conseguio encher esta garafa e precisa de mais agua para encher a sua garrafa.

AMP no entanto tem a garafa cheia e a transbordar.

DIgam me la se a garafa meia cheia que pesa mais ou a garafa cheia?

Aprendi esta com um amigo Timorense ontem no mercado.

Anónimo disse...

Ninguém votou na AMP só votaram nos partidos e nas coligações pré-governamentais por isso quem tem a garrafa mais cheia é quem ficou em primeiro lugar e é a Fretilin. Onde é que está a dúvida?

E muito gostam alguns de boatos e rumores, mas hajam os rumores que houver o mais votado, a garrafa mais cheia é a Fretilin. O AMP nem um voto caçou, nem um.