segunda-feira, 23 de julho de 2007

Timor Leste: Xanana Gusmão é indicado por CNRT para premiê do Timor


22-07-2007 12:49:22

Díli, 22 Jul (Lusa) - O ex-presidente Xanana Gusmão é a escolha do Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT) para ser o primeiro-ministro, caso a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) forme governo, afirmou fonte do partido neste domingo à Agência Lusa.

A decisão foi tomada em encontro da direção do partido, no sábado, "e esperava confirmação na reunião dos presidentes da AMP", disse o mesmo dirigente, que pediu anonimato "por razões de segurança".

O presidente do Partido Social Democrata timorense (PSD) e ex-governador do Timor Leste durante a ocupação indonésia, Mário Viegas Carrascalão, confirmou a indicação de Xanana Gusmão pelo CNRT como primeiro-ministro.

Segundo o líder do PSD, o ex-chefe de Estado também será o nome proposto para o cargo pela Aliança. "Já temos o princípio de decisão e é provável que a escolha da AMP para primeiro-ministro recaia nele. Somos unânimes em que ele preenche a necessidade atual".

Xanana Gusmão e Mário Viegas Carrascalão estiveram reunidos neste domingo com os presidentes dos outros partidos da Aliança, Fernando "La Sama" de Araújo, do Partido Democrático (PD), e Francisco Xavier do Amaral, da Associação Social Democrática Timorense (ASDT).

O Partido Democrático PD, o CNRT e a coligação da ASDT o PSD formaram uma AMP que propõe um governo alternativo à Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), que venceu as legislativas no Timor Leste sem maioria absoluta no final de junho.

Sem comentários: