quarta-feira, 18 de julho de 2007

Timor Leste: EUA oferecem ajuda para Timor-Leste conseguir paz e prosperidade


Díli, 18 jul (EFE).- O embaixador dos Estados Unidos no Timor-Leste, Hans Klemm, ofereceu hoje ao presidente do país, José Ramos Horta, a ajuda americana para que os timorenses conquistem a paz e a prosperidade econômica.
"Os Estados Unidos estão muito interessados em cooperar com o novo Governo a se formar no Timor-Leste, para ajudar a levar paz e prosperidade econômica a toda a população", disse Klemm à imprensa, em Díli, após a sua reunião com Ramos Horta.

O diplomata informou que transmitiu cinco mensagens ao líder timorense. A mais importante foi um apelo do Governo americano "a todos os partidos e líderes políticos para que aceitem de maneira pacífica o Gabinete que se constituir e se comprometam a trabalhar com o novo primeiro-ministro".

Os Estados Unidos parabenizaram o Timor-Leste pelo sucesso das eleições parlamentares de 30 de junho e expressaram sua esperança num Governo que respeite a vontade popular e a Constituição.

A Frente Revolucionária Timor-Leste Independente (Fretilin) foi a mais votada nas eleições, conquistando 21 das 65 cadeiras do novo Parlamento. Mas o número é insuficiente para garantir maioria e governar sem alianças.

O Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT) elegeu 18 deputados; a coalizão ASDT-PSD, 11; o Partido Democrata (PD), oito; o Partido de União Nacional (PUN), três; a aliança KOTA-PPT, dois; e o Partido de União Nacional da Resistência Timorense (UNDETIM), dois.

CNRT, ASDT-PSD e PD, que juntos somam 37 parlamentares, se coligaram após a eleição.

O presidente timorense abriu no dia 13 de julho uma rodada de negociações com os partidos para buscar uma solução através de um Governo de união nacional.

Em princípio, todos os partidos aceitaram se encontrar no Parlamento, dia 30 de julho. EFE flg mf

1 comentário:

Anónimo disse...

Se eles quisessem a paz nãoo tinham feito nem encorajado a guerra. Cambada de hipócritas.