terça-feira, 10 de julho de 2007

Timor Leste: PD de Fernando “Lasama” diz nao a coligacao com Fretelin


O partido histórico de que é secretário-geral Mari Alkatiri convidou o PD, de Fernando "Lasama" Araújo, a juntar-se-lhe, com os seus 11,30 por cento de votos. Mas este preferiu aderir ao bloco do antigo Presidente Xanana Gusmão, que assim se considerou em posição para formar Governo. O actual chefe de Estado, José Ramos-Horta, já escutou as posições do grupo formado por Xanana, Francisco Xavier do Amaral, Mário Carrascalão e "Lasama" Araújo, devendo conceder hoje audiência à Fretilin.

O artigo 106 da Constituição timorense admite que em princípio o partido mais votado deverá ser convidado a tentar a governação, mas também reconhece que, se acaso o não conseguir, a oportunidade poderá ser dada a uma aliança de outras formações.

Aos 21 deputados eleitos pela Fretilin talvez se possam juntar os dois que cabem à Aliança Democrática formada pelo KOTA, de Manuel Tilman, e pelo Partido do Povo de Timor (PPT), de Jacob Xavier, jurista e teólogo. E até mesmo os dois da Unidade Nacional Democrática da Resistência Timorense (Undertim), de Cornélio da Conceição Gama. Mas mesmo assim nunca se iria além de 25, num Parlamento de 65 lugares.

Sem comentários: